Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vestígios de civilizações antigas reaparecem no sítio arqueológico Ponta das Lajes com seca dos rios

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

As ‘caretinhas’ talhadas em pedras voltaram a ser vistas no sítio arqueológico Ponta das Lajes devido à seca dos rios, marcando a terceira aparição desses vestígios de civilizações antigas. As informações foram divulgadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas que apresentou um Plano de Ações Integradas do Patrimônio Arqueológico do Amazonas em coletiva realizada na manhã de hoje, 23.

“Nosso objetivo é nos antecipar para orientar a proteção dos sítios arqueológicos do Estado durante o período de seca dos rios e de mudanças climáticas, com medidas de segurança, socialização e boas práticas para a conservação desse Patrimônio. Nosso apelo é que as pessoas não deixem lixo no local, pois se trata da nossa identidade, nossa história e de um espaço sagrado para os povos indígenas e que precisa ser respeitado”, disse a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro.

O lançamento do plano aconteceu na sede do Instituto Soka Amazônia, organização vizinha ao sítio Ponta das Lajes, que atua na conservação da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Dr. Daisaku Ikeda.

Outras aparições dos petróglifos (imagens gravadas em rochas ou pedras que podem representar figuras humanas, formas geométricas ou cenas da vida cotidiana de culturas antigas) ocorreram em 2010 e no ano passado, também por causa da seca extrema dos rios.

“Nos últimos anos temos vivenciado o agravamento das mudanças climáticas e a seca dos rios da região de forma mais frequente. E são muitos os desafios. Mas este cenário também nos coloca diante da necessidade de união de toda sociedade para proteção dos bens mais valiosos da Amazônia: a biodiversidade das nossas florestas, nossos rios, nossas populações e nossa história. E o Instituto Soka estará sempre disposto a colaborar com essa proteção”, afirmou o vice-presidente do Instituo Soka Amazônia, Milton Fujiyoshi

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.