Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vereadores frustram manobra de David Reis e já cogitam nomes para sucessão na Câmara Municipal de Manaus

O atual presidente da CMM, David Reis, e seus três possíveis sucessores: Marcelo Serafim, Yomara Lins e João Carlos.
*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

A maioria dos parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) se posicionaram contra a manobra do atual presidente da casa, vereador David Reis (Avante), para se manter no cargo. Com a derrota, três parlamentares competitivos já estão cogitados para ocupar o lugar de David nos próximos dois anos: João Carlos (Republicanos), Yomara Lins (PRTB) e Marcelo Serafim (Avante).

A movimentação iniciada pelo atual presidente da CMM nas últimas semanas buscava alterar a Lei Orgânica de Manaus, que veda a recondução para os cargos da Mesa Diretora na eleição seguinte.

Um manifesto contrário à manobra de David Reis já conta com 20 assinaturas. O mínimo de parlamentares necessários para derrubar a proposta do presidente da CMM seriam 14, o que significa uma derrota para os planos do vereador.

A vereadora Thaysa Lippy (PP) foi uma das que se posicionou contra a mudança, assinando o manifesto direcionado a David Reis que expunha oposição à manobra do presidente da CMM.

“Eu sou contrária à proposta de mudança. Assinei a manifestação porque acredito que essa mudança fragiliza o parlamento, soa como casuísmo. E já existem vários exemplos no país, temos várias ADIs que mostram que essa medida viola o princípio constitucional do pluralismo político. É prejudicial para nós e para a Casa querer se perpetuar no poder”, afirmou.

O vereador Diego Afonso (União) usou a tribuna da CMM para se manifestar contra a reeleição de David Reis, classificando a manobra como inconstitucional.

“Como componente da Mesa Diretora deixo claro que não fui consultado e não tinha nenhum conhecimento do documento que propõe essa mudança. A pretensão de reeleição fere princípios constitucionais de pluralismo da nossa democracia, a alternância no poder é igualmente elemento normativo do princípio republicano”, escreveu Diego em suas redes sociais, junto ao vídeo de seu pronunciamento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Diego Afonso (@diegoafonsoam)

Jaildo Oliveira (PCdoB) também se posicionou contrário à mudança do regimento nesta segunda-feira. O parlamentar reiterou sua contrariedade “em prol do pluralismo político com base no princípio constitucional”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jaildo Oliveira – AM (@jaildooliveiraoficial)

Candidatos competitivos

Nos bastidores, os nomes de João Carlos, Yomara Lins e Marcelo Serafim são cogitados para ocupar o lugar de David Reis. Todos possuem boa relação com o prefeito David Almeida (Avante), cujo apoio poderá decidir a eleição para a nova Mesa Diretora.

Membro do Republicanos, João Carlos possui bom trânsito entre o eleitorado evangélico, bastante influente em Manaus, tendo chances de angariar apoio entre os outros parlamentares conservadores. O partido também integra a base de apoio do governador Wilson Lima (União), outro forte cabo eleitoral para a eleição interna da CMM.

Yomara Lins também possui boa relação com vereadores mais conservadores, e possui o bônus de pertencer a um dos clãs mais influentes da política amazonense. A veradora é sobrinha dos deputados Átila Lins (PSD) e Belarmino Lins (PP), tia de George Lins (União) e Fausto Júnior (União), eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal, respectivamente, e irmã de Yara Lins, conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Yomara integra a base de apoio de David Almeida e tem bom relacionamento com Wilson Lima.

Marcelo Serafim tem como trunfo ser líder da prefeitura na casa legislativa, além de pertencer ao mesmo partido do chefe do Executivo manauara. Contudo, sua vantagem tende a ser anula devido ao mau resultado nas eleições de 2022, quando concorreu ao cargo de deputado federal e não conseguiu se eleger. Entre os nomes de seu partido, ficou atrás de David Reis e o apóstolo Marcel Alexandre.

Os três são os mais cotados atualmente para ocupar o cargo de David Reis e já iniciaram seus movimentos em busca de apoio dos colegas.

Chance menor

Vereador Rodrigo Guedes. Foto: Reprodução/TV Câmara Manaus

Oposicionista, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) também colocou seu nome à disposição para concorrer à presidência da CMM. Contudo, o fato de estar contra David Almeida pode dificultar suas intenções. Até o momento, é o único candidato declarado contra David Reis.

Ao lançar sua candidatura, Rodrigo ressaltou as polêmicas envolvendo a gestão de David Reis na Câmara Municipal durante pronunciamento nesta segunda-feira (17/10).

“Na Câmara não tem debate, não tem transparência com os gastos públicos. Essa foi a gestão com mais escândalos da história da CMM. É preciso limpar a imagem do parlamento com a sociedade. É possível adotar programas que tornem a Câmara modelo de gestão e gastos públicos”, afirmou


LEIA MAIS

Vereadores se movimentam para barrar manobra de David Reis para continuar como presidente da CMM
David Reis contrata empresa por R$ 3 milhões para fazer lives de sessões plenárias na CMM
Comitê de combate à corrupção pede cancelamento do aumento do cotão na CMM e punição de David Reis

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.