*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou solidariedade a uma igreja por uma invasão que, na realidade, nunca ocorreu. A moção de solidariedade proposta pelo apóstolo Marcel Alexandre (Avante) prestava apoio à Igreja Luterana da Paz de Joinville, Santa Catarina, por uma suposta invasão de “integrantes da extrema-esquerda”. Contudo, o caso foi uma notícia falsa replicada nas redes sociais por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A moção foi aprovada pela CMM e contou com a assinatura dos vereadores Raiff Matos (DC), Marcelo Serafim (Avante), Joelson Silva (Patriota) e Peixoto (Pros). Todos fazem parte da base evangélica e conservadora do legislativo municipal.
Na notícia falsa, o vídeo mostra estudantes de vermelho dentro de um prédio enquanto sinos tocam. A legenda afirma falsamente que seriam militantes petistas invadindo o templo religioso. Na verdade, o ato na verdade é um protesto ocorrido na faculdade luterana Ielusc na última terça-feira (18/10) por conta da demissão de uma professora que se manifestou contra Bolsonaro em suas redes pessoais.
A Paróquia da Paz, que compartilha um prédio com a faculdade, emitiu nota afirmando que o barulho incomodou o culto, mas não houve invasão ao recinto religioso e os sinos tocaram normalmente durante a oração do “Pai Nosso”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Igreja da Paz – IECLB (@paroquiadapazjoinville)