*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram nesta quarta-feira (29/06), por unanimidade, durante a sessão plenária, homenagem ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União).
O deputado receberá a maior honraria concedida pela Casa Legislativa, que é a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, dada ao cidadão que houver prestado serviços relevantes à capital amazonense por mais de dez anos.
A homenagem foi proposta pelo vereador Fransuá Matos (PV) que elogiou a atuação do parlamentar não só em Manaus, mas em todo o estado do Amazonas.
“A Câmara de Manaus está homenageando um ilustre personagem de nossa sociedade e reconhecendo sua atuação na política e interesses dos manauaras que certamente contribuiu e contribuirá para a formação de uma cidade melhor e mais desenvolvida”, enfatizou.
Presidente da sessão legislativa, o vereador Wallace Oliveira (Pros) comunicou a aprovação e promulgação do decreto legislativo que homenageou Roberto Cidade, assinado pelo presidente de fato da casa, vereador David Reis (Avante).
“Faço saber que a Câmara Municipal de Manaus aprovou e eu promulgo […] o seguinte decreto legislativo, número 577 de 29 de junho de 2022, [que] concede a medalha de ouro da cidade de Manaus ao excelentíssimo senhor Roberto Maia Cidade Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas”, disse o presidente.
Sobre Roberto Cidade
Roberto Cidade é deputado estadual do Amazonas pelo União Brasil, nasceu em Manaus (AM), no dia 02 de outubro de 1986. Em 2016, aos 29 anos, concorreu a sua primeira eleição para o cargo de vereador na cidade de Manaus, sendo contemplado com 6.285 votos pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), atual Podemos.
Nas eleições de 2018, concorreu a vaga de deputado estadual no Amazonas pelo Partido Verde (PV), conquistando 33.239 votos sendo o segundo mais votado no pleito. Em primeiro de fevereiro de 2019, assumiu o mandato como deputado estadual para 19º Legislatura na Assembleia Legislativa do Amazonas, dia também que foi eleito 3º Vice Presidente da Casa Legislativa e assumiu a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam.
De fevereiro a dezembro de 2019, o parlamentar apresentou 79 Projetos de Lei, 352 Requerimentos e foi relator de 20 matérias. Através da Comissão de Transporte realizou audiências públicas para discutir sobre a realidade dos portos do interior, os entraves da pavimentação da BR-319, regulamentação do transporte aquaviário do estado, além de ações e campanhas para um trânsito mais seguro.
Ainda em 2019, o parlamentar implementou o Programa Social intitulado Cidade em Ação, voltado para ajudar as pessoas em diversas áreas como saúde, emissão de RG, assistência Jurídica, entre outras.
Em dezembro de 2020 foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, recebendo 16 votos dos 24 Parlamentares. Foi o único deputado de primeiro mandato a ser eleito Presidente do Poder Legislativo e o mais novo também, com 34 anos.