Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vereadores bolsonaristas compartilham desinformação sobre urnas e endossam manifestações golpistas em Manaus

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Os vereadores de Manaus Carpê Andrade (Republicanos), Raiff Matos (DC) e Marcel Alexandre (Avante) usaram a tribuna da Câmara Municipal e as redes sociais para espalhar desinformação sobre as eleições de 2022 e apoiar as manifestações de cunho golpista que ocorrem em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA) há mais de uma semana. Os parlamentares discursaram contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tentaram justificar as manifestações que pedem intervenção dos militares, o que é inconstitucional.

Nesta quarta-feira (9/11), Carpê e Raiff fizeram pronunciamentos em defesa dos protestos que ocorrem no CMA. Carpê Andrade afirmou que a Constituição Federal garante o direito de manifestação, ignorando que ela veda “a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático”.

“A revolta das pessoas se deve sobretudo a volta de um corrupto a cena do crime. É legítimo a população expressar sua rejeição a um projeto criminoso de poder que desviou bilhões do Brasil, dinheiro que fez muita falta em diversas áreas, como na saúde, na educação e em tantas outras” afirmou Carpê na tribuna.

A fala vem pouco depois de o vereador Sassá da Construção Civil (PT) chamar os manifestantes de baderneiros e afirmar que iria entrar com uma ação contra eles no Ministério Público Federal.

Carpê Andrade, em suas redes, também compartilhou desinformação acerca da vitória de Lula. No dia do segundo turno, após a confirmação da vitória do petista, compartilhou um vídeo onde homens armados com fuzis aparecem supostamente comemorando a vitória de Lula. O checador de fatos do jornal Estadão apurou que se tratava de uma comemoração pela vitória do clube de futebol Flamengo.

Na mesma sessão, o vereador Raiff Matos parabenizou os protestos, os quais chamou de “manifestação democrática”.

“Estão dando uma lição de patriotismo, de ordem e de decência. De forma democrática, estão lutando por liberdade e por um Brasil melhor. Que o movimento continue perseverando e sendo resiliente. A luta não é em vão”, afirmou o vereador.

Já o apóstolo evangélico Marcel Alexandre utiliza frequentemente suas redes sociais tanto para apoiar os protestos golpistas quanto para questionar o processo eleitoral. Em seu Twitter, compartilhou no último sábado (5/11) uma mensagem na qual repete diversas fake news contra Lula e divulga uma suposta auditoria que acusava fraude nas urnas eletrônicas. A auditoria na verdade foi uma live realizada por um canal de extrema-direita argentino, a qual foi apresentada por um influenciador próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente da República.

A postagem também cita o relatório produzido pelo Ministério da Defesa, divulgado nesta quarta-feira (9/11) confirmando a ausência de irregularidades nas urnas eletrônicas. Não é a primeira vez que Marcel divulga ou cai em notícias falsas. No mês de outubro, propôs uma moção de solidariedade à uma igreja catarinense vítima de invasão de “militantes de extrema-esquerda”. Na verdade, a invasão nunca ocorreu, tratando-se de uma notícia falsa que foi desmentida pela própria instituição religiosa.

 

LEIA MAIS

Relatório do Ministério da Defesa não encontra irregularidades nas urnas eletrônicas
Policiais rodoviários são feridos por bolsonaristas durante intervenções no Pará e em Santa Catarina
Vereadores de Manaus caem em fake news e prestam solidariedade à igreja por invasão que não aconteceu

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.