*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram nesta segunda-feira (21/11) um projeto de lei que obriga, em todo o território municipal, a apresentação da carteira de vacinação dos alunos de até dezoito anos de idade no ato de suas respectivas matrículas em todas as escolas da rede pública ou particular.
O projeto nº 584/2021, de autoria do vereador Lissandro Breval (Avante), foi aprovado por unanimidade na casa. A proposta foi subscrita pelos vereadores Bessa (Solidariedade), Caio André (PSC), João Carlos (Republicanos), Marcio Tavares (Republicanos), Peixoto (Pros), Raiff Matos (DC) e William Alemão (Cidadania).
Na justificativa, Lissandro Breval destaca a importância da vacinação “para o sistema imunológico das crianças, fundamental no combate às doenças”. O parlamentar também relembrou as ações tomadas pelo poder público durante a pandemia de Covid-19, além do dado apresentado pela secretária municipal de Saúde Shádia Fraxe de que as atualizações das carteiras de vacinação infantil estarem baixas.
Outros projetos
Além deste, a CMM aprovou os seguintes projetos na sessão desta segunda-feira:
- O PL 608/2021, de autoria do vereador Dione Carvalho (Patriota) e subscrito pelos vereadores Ivo Neto (Patriota), Jaildo Oliveira (PCdoB), João Carlos, Kennedy Marques (PMN), Lissandro Breval, Marcio Tavares, Mitoso (PTB), Peixoto (Pros), Raiff Matos e Yomara Lins (PRTB), que institui o Dia Municipal da Sensibilização à causa das crianças cardiopatas, a ser celebrado em 20 de março;
- e o PL 256/2020, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) e subscrito pelo vereador Caio André, que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições bancarias disponibilizar espaço físico para descanso de idosos e portadores de deficiência física na área dos caixas eletrônicos.