*Da Redação Dia a Dia Notícia
A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, pediu desculpas, nesta terça-feira (30), após causar polêmica ao declarar, durante sessão na Câmara Municipal de Borba, a 150 quilômetros de Manaus, que era ‘a favor da violência contra a mulher’. A declaração gerou indignação entre parlamentares, movimentos sociais e a sociedade civil. Em vídeo nas redes sociais, a vereadora disse ter se dirigido ‘com sinceridade’ às mulheres e à população borbense.
“De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência”, declarou a vereadora. Ela também lamentou os impactos da declaração, em especial entre as mulheres que se sentiram ofendidas com a fala.
Ao encerrar o pedido de desculpas, Betinha disse que o episódio servirá como reflexão pessoal e política. A vereadora garantiu que vai agir “com mais responsabilidade e respeito” em futuras manifestações e reforçou que considera a violência contra a mulher “inaceitável, jamais tolerável ou justificável”.
Sobre o caso
A polêmica começou na sessão nessa segunda-feira (29), quando a parlamentar declarou em plenário que “tem mulher que merece apanhar”. Apesar de ter dito inicialmente que era contra a violência doméstica, em seguida Betinha afirmou apoiar casos em que o homem agride a mulher.
“Às vezes eu já presenciei caso em que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem. Eu já presenciei”, declarou, sem apresentar provas.
A declaração gerou reações imediatas dentro e fora da Câmara. Movimentos de defesa dos direitos da mulher classificaram a fala como um retrocesso na luta contra a violência de gênero.
Leia mais:
Durante sessão, vereadora de Borba (AM) declara ser ‘a favor da violência contra a mulher’
Ver essa foto no Instagram
