*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O vereador Sandro Fantinel (Patriota) foi denunciado por xenofobia após discursar sobre o povo baiano e afirmar que a cultura dessa população “é viver na praia tocando tambor”. A fala ocorreu durante a sessão dessa terça-feira (28), da Câmara Municipal de Caxias do Sul.
Ainda segundo o político, os empresários não devem contratar baianos, argumentando que eles não são dedicados em suas funções e só sabem “dançar e tocar tambor”. Na internet, famosos e usuários classificaram o discurso como “desumano” e atacaram Fantinel.
Boletim de ocorrência
O deputado estadual Leonel Radde (PT) revelou que um Boletim de Ocorrência foi registrado contra o vereador. Segundo Radde, as afirmações são consideradas ofensivas e escravocratas, além disso, não tem lugar no Rio Grande do Sul ou no Brasil.
“Acabamos de registrar um novo Boletim de Ocorrência contra a fala racista do vereador de Caxias do Sul/RS, Sandro Fantinel, que declarou que ‘baianos são sujos e sabem apenas tocar tambor e dançar’”, afirmou Radde.
Sobre o momento
Sandro deu a entender que os homens, na sua maioria baianos, encontrados em situação análoga à escravidão são preguiçosos. O vereador também minimizou a exploração dos trabalhadores e questionou, se as empresas terão que colocá-los em “hotel cinco estrelas”.
Ainda no seu discurso, o gaúcho disse que esse tipo de problema é previsível “com baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor”.