*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação apresentada pelo vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para investigar possíveis práticas de nepotismo na administração municipal. Conforme o documento, há indícios de utilização de nomes de familiares em obras e equipamentos públicos, além da nomeação de parentes para cargos estratégicos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do TCE-AM nessa quarta-feira (8).
De acordo com o documento, a representação foi protocolada sob o número 16050/2025 e pede a apuração de “possíveis irregularidades acerca de violações à impessoalidade e moralidade no exercício do mandato, por reiteradas práticas de nepotismo”. O despacho, assinado pela presidência do Tribunal, determina: “Admito a presente representação”, formalizando a abertura do processo para análise do caso.
A denúncia, segundo o TCE-AM, será encaminhada para o setor técnico responsável, que deverá emitir parecer sobre as supostas nomeações de parentes em cargos da administração municipal. Após essa fase, o processo seguirá para relatoria e posterior julgamento pelo colegiado do Tribunal.
O documento aponta parentes de Almeida que foram contemplados com contratos com a administração municipal. Na representação, o parlamentar pede a perda dos direitos políticos de David Almeida, ressarcimento ao erário além de ajuizamento de ações por improbidade administrativa
Rodrigo Guedes tem sido um dos principais críticos da gestão de David Almeida e, em diversas ocasiões, já havia questionado a nomeação de pessoas ligadas a familiares e aliados políticos do prefeito. A decisão do Tribunal representa o início de uma apuração formal sobre as alegações apresentadas.

Leia mais:
Cidade dos Almeida: CMM rejeita emenda para mudar nome do Mirante e vereador questiona decisão
