Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vereador Rodrigo Guedes critica poder público por esquecer de pessoas com deficiência

Foto: Michell Mello
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Proposta pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC), uma audiência pública para discutir as demandas de pessoas com Síndrome de Down e instituições que atendem estas pessoas foi realizada nesta quinta-feira (24/03) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Segundo Guedes, esta é uma oportunidade de dar luz às instituições que atendem tanto às pessoas com Síndrome de Down, quanto às Pessoas com Deficiência, que são esquecidas pelo Poder Público. O parlamentar foi o único, entre 41 vereadores, a participar da audiência.

“Nós já fizemos inúmeros debates e discussões, audiências públicas, plenárias, conferências, mas a prática avança muito lentamente, às vezes até regride. Todo tipo de discussão, debate, é importante para que possamos fazer as demandas se tornarem realidade. Porque não podemos ter na nossa cidade um centro especializado para atender as pessoas com Síndrome de Down, como o EAMAAR, por exemplo? Precisam de políticas públicas do Estado, precisa ter um envolvimento do chefe do Poder Executivo. Nós não avançamos no mais básico”, criticou Guedes.

O tema do Dia Internacional da Síndrome de Down neste ano é “o que significa a inclusão?”, para levantar a discussão e conscientização de uma inclusão social cada vez maior. Na ocasião, o parlamentar relembrou que tem realizado a doação do aumento do salário aprovado aos vereadores para instituições sociais de Manaus que muitas vezes não possuem estrutura e condições financeiras para dar continuidade ao trabalho feito.

A audiência também contou com a participação de representantes de instituições sociais que atendem Pessoas com Deficiência em Manaus: Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA), Associação dos Pais e Amigos do Down no Amazonas (APADAM), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais Manaus (APAE), Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (APPNE) e Associação Pestalozzi de Manaus.

Também representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Manaus (CMDPDM), Conselho Estadual (CONEDE-AM), da Federação das APAEs do Estado do Amazonas (FEAPAES), Instituto Amazonense de Inclusão (IAI), Instituto Amazonense de Inclusão e Desenvolvimento do Amazonas (IAIDAM) e Instituto Borboletas Azuis.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.