*Da Redação Dia a Dia Notícia
Conforme prometido, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) anunciou que já está tramitando na Justiça a ação que propôs contra o aumento de 12,32% na tarifa de água em Manaus, autorizado pela Prefeitura e pelo prefeito David Almeida (Avante). Segundo Guedes, o reajuste começou a ser aplicado pela concessionária Águas de Manaus em janeiro de 2025 sem que a população fosse devidamente informada.
De acordo com o levantamento feito por Guedes, a Prefeitura de Manaus não publicou nenhuma determinação no Diário Oficial do Município (DOM) autorizando o aumento. Além disso, o parlamentar destacou que a concessionária que fornece o serviço na cidade, a Águas de Manaus, não realizou nenhum anúncio ou publicidade para os consumidores tomarem ciência que o aumento ocorreria em janeiro deste ano, ferindo o Código de Defesa do Consumidor
Para o vereador, o consumo de água dos manauaras foi elevado sem nenhuma transparência dos órgãos responsáveis e, por isso, Guedes afirmou que irá recorrer ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e à Defensoria Pública do Amazonas (DPE) para pedir pela suspensão do reajuste, além de realizar uma ação popular na justiça para denunciar a falta de transparência.
Já na Câmara Municipal, o vereador apresentou um requerimento solicitando a convocação do Diretor-Presidente da Ageman, Elson Andrade, para que sejam prestados esclarecimentos sobre o aumento de 12,32% na tarifa de água.
“Isso foi uma ‘marretada’ na cabeça do cidadão manauara às escuras e sem nenhuma transparência. A Prefeitura de Manaus autorizou a Águas de Manaus a aumentar a conta de água em 12,32% e eu irei ingressar na Justiça pedindo a suspensão desse reajuste”, disse o vereador
“Também quero saber como eles determinaram esse percentual de 12,32%, já que o IPCA, INPC e o IGPM não chegam perto desse percentual. Não podemos aceitar que Manaus tenha a tarifa de água mais cara do país e deixe ainda mais sofrida a vida do cidadão”, completou Guedes.