*Da Redação Dia a Dia Notícia
Neste domingo (12), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas irá premiar os melhores do cinema na cerimônia do Oscar. Cada ganhador recebe uma estatueta em ouro. Na edição deste ano, uma ação da agência DM9 com povos Yanomami vai alertar sobre a exploração ilegal de ouro. Os vencedores também vão receber uma estatueta em formato da divindade Omama que não usa metal precioso em sua composição.
Antes da entrega da estatueta, 20 dos indicados ao Oscar também vão receber, por meio das redes sociais, um filme com Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, falando em sua língua nativa, alertando para o fato de que o ouro assumiu o sentido de ‘morte e destruição’ para os indígenas, para a floresta e para as criaturas da Amazônia.
Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami vive uma crise humanitária sem precedentes devido ao avanço do garimpo ilegal, principalmente de ouro. A invasão provocou a morte de crianças e deixou outras dezenas de indígenas doentes.
Omama para os Yanomami é a divindade responsável pela criação do ser humano, floresta e animais, e significa proteção de todos os males. Entre as estrelas do cinema que receberam a estatueta de madeira estão:
- Ana de Armas, indicada por interpretar Marilyn Monroe em “Blonde”,
- Austin Butler que deu vida à Elvis no filme de mesmo nome,
- Cate Blanchett, favorita em Melhor Atriz por “Tár”,
- Colin Farrell por sua atuação em “Os Banshees de Inisherin”,
- Angela Bassett favorita ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “Pantera Negra: Wakanda Forever”,
- Brenda Fraser, favorito ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em “A Baleia”,
- Michelle Williams, indicada por seu papel em “Os Fabelmans”, e
- Hong Chau, Stephanie Hsu e Michelle Yeoh do longa “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”, entre outros.