*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após uma das maiores cheias dos últimos tempos, o rio Negro passa por cotas inéditas de vazante. O nível da água tem diminuído 30 centímetros por dia, fazendo o rio chegar aos 19,36 metros de altura nessa segunda-feira (18). No ano passado, na mesma data, o rio estava em 4,67 metros. O nível atual é somente 5,73 metros acima da mínima histórica de 13,63 metros, registrada no aniversário de Manaus – 24 de outubro – em 2010.
O rio tem baixado 95 cm de três em três dias. Caso a velocidade se mantenha, um novo recorde de seca poderá ser registrado ainda no mês de setembro. Por outro lado, os dados podem não se confirmar devido à previsão de chuvas na área do alto rio Negro.
O boletim de monitoramento dos rios da Amazônia Ocidental, publicado na última sexta-feira (15) pelo Serviço Geológico Brasileiro, relata que “o rio Negro em São Gabriel da Cachoeira e Tapuruquara desceu de forma regular ao longo da semana, contudo os níveis registrados nestas estações estão com cotas abaixo do intervalo das mínimas já registradas para o período. Em Barcelos, o Negro apresentou descidas médias diárias de 18 cm e os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade para a época. Em Manaus, o rio Negro apresentou descidas mais acentuadas nesta semana, e os níveis registrados estão no limite da faixa da normalidade para o período”.