*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Vaticano confirmou, nesta segunda-feira (21), que a causa de morte do Papa Francisco foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e subsequente insuficiência cardíaca. O papa acordou às seis da manhã locais (1h em Brasília) e estava relativamente bem, após um domingo agitado de rituais e celebrações de Páscoa. Às 7h, porém, teve um mal-estar. Meia hora depois, exatamente às 7h35, foi comunicado seu falecimento.
De acordo com o diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, o professor Andrea Arcangeli, um acidente vascular cerebral, coma e colapso cardiovascular irreversível provocaram a morte de Francisco.
O chefe da Igreja Católica faleceu nesta manhã em seu apartamento na Casa Santa Marta, informou o Escritório de Imprensa do Vaticano a repórteres, sem especificar em qual ambiente exato. O edifício mais simples foi sua morada de escolha desde que se mudou para a Santa Sé.
Também conhecido como derrame cerebral, o AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, ele pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.
*Com informações da Veja