*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informaram que o número de casos positivos de varíola dos macacos chegou a 54 no estado. Até esta terça-feira (13/9), a Saúde do Amazonas recebeu 146 notificações sobre varíola dos macacos. Além das 54 confirmações, a vigilância sanitária descartou 70 suspeitas e ainda investiga 22 possíveis infecções pelo vírus monkeypox.
A maioria se localiza na cidade de Manaus: 53 casos confirmados na capital amazonense, somados a um caso confirmado em Parintins. A faixa etária com o maior número de infectados é a de 20 a 29 anos. Na separação por gênero, o informe da FVS-RCP demonstrou que 52 dos infectados são homens e 2 são mulheres.
A maioria das notificações até agora foi descartada. Desde o início do monitoramento 70 casos suspeitos retornaram exames negativos, sendo na verdade outras doenças com sintomas semelhantes.
As principais medidas de prevenção para a população são:
- Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;
- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;
- No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
- Em casos suspeitos, ficar em isolamento até o resultado laboratorial;
- Em casos confirmados, manter isolamento até total cicatrização das lesões;
- Medidas adicionais devem ser mantidas para os casos suspeitos ou confirmados, como higiene das mãos com frequência e não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama.