Search
booked.net
Search
Close this search box.

Varíola dos Macacos: dois casos suspeitos são monitorados no Ceará e em Santa Catarina

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Ministério da Saúde (MS) confirmou nesta segunda-feira (30), que dois casos suspeitos de varíola dos macacos estão sendo monitorados no Brasil, sendo um deles no estado do Ceará e outro em Santa Catarina.

Em nota, o órgão afirma que está “em contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o paciente é residente de Fortaleza e não viajou para locais onde a doença foi identificada. A pessoa segue em isolamento social.

A pasta frisou que foram aplicadas todas a medidas recomendadas, incluindo a busca de contatos e a coleta de material para exames, que está em processamento.

“Salientamos que, após investigação epidemiológica do caso, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos e nem contato com pessoas com a doença. A principal suspeita diagnóstica é varicela”, afirmou, em nota.

Na sexta-feira (27), a Sesa havia lançado nota para orientar que os municípios cearenses comuniquem casos suspeitos em até 24 horas. O documento recomendou, ainda, o reforço das medidas de vigilância e monitoramento de possíveis casos.

Apesar do surto de infecções na América do Norte e na Europa, a doença ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Na sexta, o primeiro caso da América Latina foi constatado na Argentina.

Na última terça-feira (24), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu reforço de medidas não farmacológicas, como distanciamento, uso de máscara e higienização frequente de mãos, em aeroportos e aeronaves, para evitar a entrada do vírus no País.

Caso no Rio Grande do Sul

Em relação ao caso de Santa Catarina, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou ao G1 que está investigando “um indivíduo com história de viagem”, mas ainda está sendo discutido com o Ministério da Saúde porque o paciente já teria outro diagnóstico confirmado.

“Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação”, disse, em nota, ao portal.

Um terceiro caso está sob análise, mas ainda não foi considerado como suspeito, no Rio Grande do Sul.

*Com informações do Diário do Nordeste

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.