Search
booked.net
Search
Close this search box.

Variante Delta preocupa OMS que alerta que cepa pode dominar o Brasil

Apesar da falsa sensação entre os brasileiros de que a pandemia já está sob controle, a propagação da variante Delta no país preocupa a comunidade científica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a cepa que surgiu na Índia pode ser dominante no Brasil.

O alerta foi feito por Jairo Mendez Rico, assessor regional em Enfermidades Virais da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e da OMS, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

“A variante Delta mostrou ter uma capacidade de transmissão maior em comparação com outras variantes preocupantes, como a alpha ou a gama; mas até o momento não existem evidências que permitam inferir um comportamento mais agressivo ou severo dessa variante. Claro que, se o número de casos aumenta, também aumenta a proporção daqueles que podem ser graves ou exigir internação hospitalar”, afirmou Rico.

Segundo um documento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, a infecção causada por essa cepa produz uma quantidade de coronavírus nas vias aéreas dez vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a variante Alfa, que também é altamente contagiosa.

A quantidade de vírus em uma pessoa infectada com Delta chega a ser mil vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a versão original do coronavírus, descoberta no início da pandemia na China.

Quais cuidados tomar contra a variante Delta?

A vacinação é uma arma poderosa contra essa e todas as outras variantes do vírus. Todos os imunizantes aprovados no Brasil fornecem proteção contra a variante Delta. Eles são capazes de reduzir o risco de doenças graves que podem levar à hospitalização e à morte.

Apesar de conferirem uma boa proteção contra a cepa, nenhuma das vacinas oferece 100% de proteção contra a infecção por coronavírus. Por isso, os demais cuidados que já existiam antes do surgimento das vacinas devem permanecer. Além do uso de máscaras de boa qualidade, como as PFF2 e da higiene das mãos, é preciso evitar aglomerações.

Via Catraca Livre

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.