*Da Redação Dia a Dia Notícia
A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) utilizou as redes sociais para criticar os deputados do Amazonas que votaram a favor da venda da Eletrobras, que foi aprovada na quinta-feira (20) na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Vanessa chamou os deputados Átila Lins (Progressista), Bosco Saraiva (Solidariedade), Silas Câmara (PSD), Delegado Pablo (PSL), Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Marcelo Ramos (PL) de “traidores do povo” e se posicionando contrária à privatização da empresa.
“Como um parlamentar do Amazonas, que conhece nosso interior, que sabe das nossas dificuldades, vota a favor da venda (por uma bagatela) da Eletrobras? Esses traem o Amazonas, traem o povo”, escreveu Vanessa em sua conta no Twitter.
Fico pensando … como um parlamentar do Amazonas, que conhece nosso interior, que sabe das nossas dificuldades, vota a favor da venda (por uma bagatela) da Eletrobras?
Esses traem o Amazonas, traem o povo!#nãoaprivatizaçãodaeletrobras pic.twitter.com/ieITsHOmWX— Vanessa Grazziotin (@vanessa_grazz) May 21, 2021
O texto do projeto segue para o Senado onde deve ser votado até o dia 22 de junho. Se aprovado, o modelo resultará na perda do controle acionário de voto da União na empresa e as ações do Governo irão de 61% para 45%.
Apesar das perdas, ainda será garantido à União o poder de veto em decisões da assembleia de acionistas para evitar que algum deles ou um grupo de vários detenha mais de 10% do capital votante da Eletrobras.
A oposição na Câmara tentou recorrer ao STF, mas o pedido foi negado.
O Governo Federal tem a expectativa de arrecadar R$60 milhões que serão divididos entre o Tesouro Nacional, programas para revitalização de bacias hidrográficas e um fundo para abater parte do aumento das tarifas de energia.