Search
booked.net

‘Vamos pagar e quitar a dívida’, afirma Wilson Lima sobre salários de médicos

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), garantiu, em entrevista à rádio BandNews FM, nesta sexta-feira (27/12), que os salários dos médicos ortopedistas e cirurgiões da rede pública de saúde serão pagos em breve e que ninguém foi demitido. Ele explicou que o pagamento depende das negociações com as empresas e de processos mais demorados, como as indenizações, mas assegurou que todos os débitos serão quitados.

Ele ressaltou que o pagamento depende da negociação com as empresas, além de outros processos que são mais demorados como a indenização, por exemplo, mas garantiu que vai pagar todo mundo.

“Tem empresas que nós pagamos agora até 50% de novembro, ou seja, algumas empresas têm ainda pendências, o Estado tem algumas pendências de pagamento, algumas são no indenizatório que carece de um tempo maior de instrução desses processos, tem a questão da burocracia, mas vamos pagar todo mundo, vamos continuar nesse trabalho de negociação, vamos quitar todas as dívidas que o Estado tem com todas essas empresas médicas”, assegurou Lima.

O grupo de médicos alegou atrasos salariais de até três meses e também demissão durante a transição de gestão no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e no Instituto Dona Lindu, ambos na zona Centro-Sul de Manaus.

Recentemente, o governo promoveu mudanças. O Complexo Sul passará a ser administrado pela Organização Social Agir, de Goiás. Com isso, Wilson Lima determinou que a empresa não trouxesse “ninguém de fora” e que 100% das empresas já atuavam no 28 e no Dona Lindu fossem contratadas pela nova administração, saindo somente quem não quisesse ser contratado pela nova administração.

O governador garantiu que possui toda a documentação, assim como a nova empresa, no período de primeiro até o dia 10 de dezembro deste ano, catalogado os envios de e-mails e insistentes comunicações para as empresas que não estavam a fim de trabalhar no 28 de Agosto.

“Ninguém foi demitido, quem não quis estar no 28 de Agosto é quem não está hoje no 28 de Agosto. Não houve dispensa de ninguém, e nós apresentamos toda essa documentação para o Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, para o Conselho Regional de Medicina que acompanhou de perto, então todos estavam cientes. Se alguém falou isso (que os médicos foram demitidos) ou está agindo de má-fé, ou está mal-informado em relação a isso”, declarou.

Atendimentos nas unidades

Em relação aos atendimentos, Lima disse que não houve diminuição nos servidos prestados à população.

“Nós últimos meses, aumentamos em mais 46 leitos no 28 de Agosto, aumentamos a quantidade de servidores, do dia primeiro de dezembro até agora, foram contratados 415 servidores, além daqueles que estavam na unidade. Hoje, mais de 80% do corpo médico do Complexo Hospitalar Sul são formados por empresas locais”, ressalta.

O governador diz que não existe paciente em maca nos corredores do hospital, desde o comando da nova gestão.

“Havia 47 pacientes em macas nos corredores, hoje, não tem um paciente sequer em maca e em corredor. Antes, o paciente que entrava lá acidentado, demorava em média de 20 a 45 dias no antibiótico, esperando um procedimento cirúrgico, hoje, um paciente que entra lá, resultado de um acidente, seja com um braço ou perna quebrada, fratura exposta, ele é operado em até 24 horas. Em paciente que o caso não é de urgência, é operado em seis dias, menos de uma semana”, explicou o Wilson Lima.

Hospital do Sangue

O governador do Estado confirmou que o Hospital do Sangue vai ser entregue em 2025.

“A nossa grande dificuldade é que aquela é uma estrutura em que a gente necessita de equipamentos especializados, montagens de UTI, por exemplo, além de outros equipamentos. Então estamos nesse processo de equipagem da estrutura, e não só do Hemoam, mas para que a gente possa otimizar ao máximo essa estrutura”, assegurou.


*Em entrevista a rádio Band News

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.