*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A vacinação de cães e gatos na Campanha Antirrábica em Manaus será por zona habitacional e não simultaneamente em vários bairros como ocorreu em 2023, informou a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde). A meta, definida pelo Ministério da Saúde, é imunizar 215.077 cães e 80 mil gatos. A vacina será aplicada por vacinadores em dupla nos domicílios.
Os bairros da zona norte serão os primeiros a serem visitados pelos vacinadores. Depois os das zonas leste, sul e o último da Oeste. Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis com idade a partir de três meses. As visitas serão de segunda a sábado, sempre pela manhã.
Em Manaus não há casos de raiva, tanto humana quanto animal, desde 1985, ou seja, há 39 anos. No Amazonas, os últimos registros foram em 2017 no município de Barcelos, onde ocorreram três casos, com duas mortes. A transmissão foi por morcego. No Brasil, neste ano, houve o registro de um caso no Piauí, com transmissão ocorrendo por contato com macaco sagui.
A raiva é uma zoonose causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos. Pode ser transmitida dos animais para o ser humano por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, quando ocorre o contato com a saliva de um animal infectado. Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.
Em caso de dúvida sobre os vacinadores, basta entrar em contato por meio de WhatsApp nos números (92) 98842-8359 ou (92) 98842-8484.