Todas as faixas etárias passarão a ser contempladas pela campanha de vacinação contra Influenza, a partir dos 6 meses de idade. Os vacinados serão imunizados contra a doença com as doses disponíveis no estado que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. A cobertura vacinal da campanha está em 35,8% no estado.
Até essa terça-feira (6), as maiores coberturas vacinais da campanha são de puérperas (66,6%), seguido por povos indígenas (60,3%), trabalhadores da saúde (60%), gestantes (55,4%), crianças (46,1%), idoso (30,2%). Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cristiano Fernandes, ressalta que a vacinação contra Influenza é fundamental durante a pandemia de Covid-19.
“A vacinação resguarda a população dos impactos no sistema imunológico e é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos”, alerta Cristiano, acrescentando que as doses dos imunizantes foram distribuídas para todos os municípios do Amazonas.
A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), enfermeira Izabel Nascimento, aponta que a ampliação de grupos prioritários oportuniza, por exemplo, que pais levem os filhos para tomar a vacina nas unidades de saúde.
“O PNI está estendendo e oferecendo esse imunizante para toda a população. Compareça e não deixe de se vacinar”, orienta a enfermeira.