A Prefeitura de Manaus começou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro. Atualmente, profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência e indígenas aldeados estão sendo vacinados. Pessoas com deficiência asilados e demais idosos não foram contemplados neste primeiro momento, e vão receber a vacina quando mais doses forem entregues.
Manaus recebeu 40.072 doses da CoronaVac, mas teve a vacinação suspensa na quinta e sexta (21 e 22) após denúncias de “fura-filas” na prioridade. As 74.134 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca foram proibidas de serem distribuídas na capital até que a prefeitura dê mais transparência ao processo de vacinação.
Quem pode ser vacinado
- Idosos em instituições de longa permanência;
- Profissionais de saúde que têm contato direto com os idosos, como cuidadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, copeiros e maqueiros;
- Profissionais de saúde e trabalhadores de áreas administrativas, serviços gerais, maqueiros e alimentação que atuem diretamente no atendimento aos pacientes com Covid-19 em unidades das redes estadual e municipal de saúde;
- Indígenas aldeados;
O que fazer se você está nos grupos acima
O Governo do Amazonas já enviou uma lista à prefeitura com a quantidade e nomes dos trabalhadores de saúde que serão vacinados nas unidades estaduais. Segundo o governo, serão priorizados trabalhadores com comorbidades comprovadas e acima de 60 anos.
A Prefeitura também passou a indicar quem são os profissionais das unidades e idosos que serão vacinados, e listagem deve ser divulgada todos os dias, conforme determinação judicial. A vacinação dos indígenas está sendo feita pelo Distrito de Saúde Indígena (DSEI).
Lista de unidades que receberam doses da vacina:
- Hospitais e Prontos-socorros (HPS) 28 de Agosto, João Lúcio, Delphina Aziz e Platão Araújo;
- Fundação de Medicina Tropical Doutro Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD);
- Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC);
- Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM);
- Maternidade Ana Braga;
- Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon)
- Fundação Doutor Thomas (FDT)
*Com informações do G1.