A Prefeitura de Manaus manterá no sábado (18) o mesmo esquema da campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciado nesta sexta-feira (17), em 47 pontos espalhados pela cidade, com a oferta de primeira e segunda doses para o público geral, a partir dos 12 anos, e da dose de reforço às pessoas de 70 anos e mais, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. Os horários de funcionamento variam de 9h às 16h e 9h às 18h. A lista de pontos com os endereços pode ser consultada no site da Secretaria Municipal de Saúde, pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19 e nos perfis oficiais da secretaria no Instagram (@semsamanaus) e no Facebook (Semsa Manaus).
Nessa sexta-feira (17) foram aplicadas mais de 28 mil doses de vacinas, totalizando 2.281.088, sendo 1.513.003 primeiras doses, 742.760 segundas, 25.041 doses únicas e 275 terceiras doses.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, orienta as pessoas que estejam aptas a tomar a vacina, em primeira, segunda ou dose de reforço, que se dirijam aos pontos de vacinação.
“Todo o trabalho que os profissionais de saúde vêm realizando há oito meses é para proteger a população. O prefeito David Almeida tem assegurado as condições necessárias para que a população de Manaus esteja imunizada o mais rápido possível. Essa é a nossa meta. Mas precisamos da colaboração de todos, que só precisam tomar a vacina”, pontuou.
A aposentada Anália Cabral, 88 anos, recebeu a dose de reforço no ponto de vacinação do Studio 5 Centro de Convenções, no Distrito Industrial I, zona Sul.
“Graças a Deus estou tendo essa oportunidade de ficar mais protegida e poder ficar mais um pouquinho por aqui, com parentes e amigos. Estou muito feliz e quero convidar a todos que precisam, que venham tomar mais essa dose”, sugeriu.
A autônoma Líbia da Silva de Souza aproveitou a intensificação da campanha para levar a família para receber a vacina. “Aproveitei que tive uma folguinha hoje e trouxe logo a família porque vamos viajar e temos que estar com a vacina em dia. É muito importante que todos tomem a vacina porque o vírus ainda está por aí e essa é a melhor maneira de nos protegermos e ao próximo também”, disse.
Para concluir o esquema vacinal, o frentista Cleriston Durans foi ao ponto de vacinação da Semsa. “As pessoas precisam entender que a vacina é para ajudar a salvar vidas e, por isso, todos devem estar imunizados”, disse.
Intervalos
A Semsa orienta a quem já tenha tomado a primeira dose que consulte a plataforma Imuniza Manaus, para acompanhar a data para receber a segunda dose. A partir desta sexta-feira, seguindo nova orientação do Ministério da Saúde, o intervalo entre doses do imunizante Pfizer/BioNTech foi reduzido para oito semanas, ou 56 dias. O da CoronaVac/Butantan permanece em 28 dias.
Documentos
Após a suspensão de um dia, a Prefeitura de Manaus voltará a vacinar, neste sábado, 18, os adolescentes de 12 a 17 anos sem doenças preexistentes. Para receber a primeira dose, os jovens devem estar, obrigatoriamente, acompanhados do pai ou mãe, ou de uma pessoa maior de 18 anos que deverá assinar declaração de responsabilidade, o que poderá ser feito no verso da cópia do comprovante de residência, a ser apresentado juntamente com um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). O público a partir de 18 anos precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.
No caso da segunda dose, basta apresentar a identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar a primeira pelo aplicativo ContecteSus, que pode ser instalado no celular.
A Semsa lembra que com o cadastro feito previamente na plataforma Imuniza Manaus, com acesso pelo link https://imuniza.manaus.am.gov.br, o atendimento no ponto de vacinação é mais fácil porque os dados já estarão inseridos no sistema.