Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vacina contra Covid-19 para pessoas sem comorbidades em Manaus depende do Ministério da Saúde, afirma Semsa

*Redação Dia a Dia Notícia

Ao Dia a Dia Notícia, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) informou que mesmo com a liberação para cadastro no site Imuniza Manaus, o avanço na vacinação contra a Covid-19 a grupos de pessoas sem comorbidades e abaixo dos 60 anos dependerá do envio de novas remessas de vacinas por parte do Ministério da Saúde. Atualmente, 375.192 doses do imunizante já foram aplicadas na capital amazonense, de acordo com dados do Vacinômetro. Apenas nesta quinta-feira (15) foram 6.510 doses aplicadas.

Apesar de não haver previsão no calendário de vacinação, habitantes de Manaus acima dos 18 anos, com ou sem comorbidades, podem realizar o cadastro no site do Imuniza Manaus. O cadastro não interfere no trabalho da Semsa porque o sistema tem filtros que, no processo de agendamento, fazem a seleção apenas de quem tem alguma das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde.

Entre as pessoas de Manaus já vacinadas, com a 1ª ou a 2ª dose, 168.916 foram idosos acima dos 60 anos. Em segundo lugar no ranking estão os trabalhadores da saúde, 63.763. Em terceiro, estão as pessoas com comorbidades, 41.866 até o momento, sendo diabetes a doença mais frequente (64,45%).

Finalistas de cursos da saúde

Outro grupo de pessoas que já podem receber a vacina são os acadêmicos finalistas de cursos da saúde. São contemplados os estagiários, residentes em saúde e estudantes da área técnica em estágio curricular obrigatório na área hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, selecionados de acordo com o nível de exposição e o tempo de atendimento nos serviços de saúde.

A Semsa solicitou das próprias instituições de ensino em saúde o envio de listas nominais indicando o curso, o período e a garantia de que o acadêmico está matriculado e frequentando as aulas no respectivo curso. Pessoas que se enquadrem nesses critérios podem acessar o site para verificar a data de agendamento da 1ª dose da vacina.

A Semsa esclarece ainda que podem ocorrer inconsistências no cadastro. Esses casos devem ser reportados, pelos interessados, à Ouvidoria Municipal do SUS, que abrirá manifestação para que seja feita a correção pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). Os contatos são 0800-092-1603 e WhatsApp 98842-6835.

CovacManaus

Já o estudo realizado na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o CovacManaus, antecipou a vacinação para 4.376 profissionais da educação e 710 profissionais da segurança pública. A ação é uma iniciativa coletiva entre a Prefeitura de Manaus, a Fundação de Medicina Tropical (FMT) e o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema e o Instituto Butantan, que doou 10 mil doses da vacina.

A primeira fase do estudo foi concluída em 8 de abril e a segunda fase já foi iniciada na última segunda-feira (12). Todos os participantes do estudo serão acompanhados por 12 meses, com visitas periódicas programadas, para realizar exames sorológicos e, quando apresentarem algum sintoma gripal, terão acesso gratuito ao teste de antígeno realizado em swab nasal (exame do cotonete).

‘Quando vou ser vacinado?’

Voluntários da página Coronavírus Brasil criaram uma ferramenta para ajudar os brasileiros a descobrirem uma estimativa de quando serão vacinados, baseado na média dos últimos 7 dias de vacinação em cada estado. O site alerta que alguns municípios podem ter datas de vacinação diferentes dos estados, por isso, as datas fornecidas estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades.

Na plataforma (quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com), o usuário informa a idade atual, o estado onde mora e se faz parte de grupo prioritário previsto no PNI (Plano Nacional de Imunização). A projeção apresentada leva em conta os dados da população brasileira e o recorte dos estados por idade disponibilizados pelo IBGE. Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.