Search
booked.net
Search
Close this search box.

V Encontro da Igreja da Amazônia aborda o tema ‘Memória e Esperança’ e reúne líderes em Manaus

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

“A Igreja que se fez carne, alarga sua tenda na Amazônia: Memória e Esperança.” Esse é o tema do V Encontro da Igreja da Amazônia que acontece de 19 a 22 de agosto, em Manaus (AM). Organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o encontro deve reunir cerca de 60 bispos da Amazônia Legal e dois cardeais, bem como, religiosos e leigos representantes das pastorais e organismos que atuam na Igreja da Amazônia e lideranças indígenas.

Segundo dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luiz, no Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, “o objetivo é dar continuidade às conclusões do encontro de 2022, em Santarém, ou seja, todo o projeto que foi elaborado. A ideia é ver os avanços, as dificuldades e os desafios”. Dom Gilberto pontou ainda que, “nesse encontro, nós nos debruçaremos em tudo aquilo que foi feito e a luz, sobretudo, da Querida Amazônia, e a luz desses últimos documentos do Papa, vermos quais são os desafios emergentes e o que que nós esperamos da atuação como Igreja da Amazônia”, concluiu.

Irmã Maria Irene Lopes, assessora da Comissão da Amazônia e secretária executiva da Repam-Brasil, ressalta que “para esse encontro foi feito um levantamento com todos os regionais da Amazônia. A partir desses dados será feita uma socialização, principalmente, a partir do documento de Santarém e do Sínodo da Amazônia, observando também alguns desdobramentos desses dois encontros”. Ela reforçou ainda que “estarão presentes membros da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) com a sua presidência para compartilhar com toda a Igreja da Amazônia brasileira os caminhos que estão sendo traçados. Também será tratado sobre o tema do rito amazônico e outros temas que são importantes para a igreja”. Além das temáticas ressaltadas, será feita uma análise de conjuntura eclesial com participação de leigos e bispos.

Uma celebração da caminhada da Igreja, no dia 19 de agosto, marca a abertura do V Encontro da Igreja da Amazônia, seguida de sessão solene aberta ao público e com a presença de representantes do governo federal. Nos demais dias, a programação será restrita aos bispos e convidados. Ao final do encontro uma carta ao povo de Deus da Amazônia deve ser publicada.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.