*Da Redação do Dia a Dia Notícia
As urnas eletrônicas que passarão por auditoria, foram sorteadas neste sábado (01), na sede Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM). O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) participou da ocasião.
A advogada Márcia Oliveira, da coordenação do Comitê Amazonas contra a corrupção foi responsável pela solenidade, que sorteou 23 urnas, sendo que 18 destas passarão por auditoria convencional. O TRE/AM informou que serão digitados nas urnas os votos previamente preenchidos em cédulas de papel; além disso, ao final das eleições, será feita a comparação dos votos apurados nas cédulas com o Boletim de Urna.
É válido dizer ainda que duas urnas passarão por Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, que é o teste piloto com o uso de biometria. Ademais, três urnas eletrônicas serão submetidas à auditoria chamada Teste de Autenticidade diretamente na seção eleitoral.
De acordo com o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, no evento, as entidades puderam acompanhar o carregamento e o lacre das urnas, que foram encaminhadas às suas zonas eleitorais. Na ocasião, foram convidados vários representantes e demais entidades fiscalizadoras constante na Resolução nº 23.673/2021.
MCCE
O Observatório de Transparência das Eleições (OTE), tem o MCCE para fiscalização, como organização credenciada para realizar Missões de Observação Eleitoral (MOE) e como entidade parceria do Programa de Enfrentamento à Desinformação.
Para isso, a organização aplica a Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) e a Lei contra a Compra de Votos (nº 9840/1999).