Search
booked.net
Search
Close this search box.

União Astronômica Internacional aprova financiamento para núcleo de pesquisa da UEA

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia reúne 15 alunas e 16 projetos de pesquisa e extensão
Foto: Divulgação

Em meio à pandemia, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia da Universidade do Estado do Amazonas (Nepa/UEA) conquistou a aprovação de mais um projeto internacional financiado pela a União Astronômica Internacional (IAU). Intitulado “Covid-19 in Amazonas: Astronomy strikes back!” (Covid-19 no Amazonas: A Astronomia contra-ataca!)”, o projeto vem com uma proposta de construção educacional, inclusão sociocultural e uma reflexão sobre a edificação de um novo cenário mundial com ações de enfrentamento à doença.

De todas as propostas submetidas por astrônomos de várias partes do mundo, a do Nepa ficou entre as melhores, razão pela qual foi concedido o financiamento. Em seu escopo, a UEA por meio do Nepa tem como missão levar conteúdo de Astronomia para os demais países lusófonos, anglo-saxônicos e Japão.

A coordenação do Nepa destaca que, a execução do projeto é, sobretudo, uma mensagem de otimismo e esperança ao mundo, em especial, ao Amazonas que tem sofrido muito com a Covid-19.

“Até o momento, os profissionais da saúde assumiram a frente das ações, porém, precisamos garantir para aqueles que estão em suas residências o direito à Educação de Qualidade e à saúde mental – haja vista que o número de pessoas em depressão aumentou durante o isolamento social. A aprovação deste projeto é uma oportunidade de mantermos os jovens conectados à Ciência e Tecnologia. Igualmente, é o momento de fazermos Ciência através da troca de experiência com os jovens de outros países e culturas”, ressaltou o coordenador Nélio Sasaki.

O coordenador salienta ainda que tudo isso só foi possível devido à infraestrutura que a UEA forneceu ao Nepa. Atualmente o grupo é formado por 15 alunas bolsistas em 16 projetos – 14 de Extensão Universitária e 02 no âmbito da Iniciação Científica em Astronomia.

A presença da tríade Pesquisa-Ensino-Extensão confere aos projetos do Nepa a abordagem técnico-científica, além de penetração em questões socioculturais. Nélio enfatiza que a aluna bolsista, Ilcleane Rocha, está concorrendo ao renomado prémio Patrícia Tomkins.

“Avalio como primordial o diálogo que a UEA mantém com o povo amazonense. Através da produção de materiais que serão disponibilizados em plataformas digitais – alunos, professores e muitas famílias terão acesso a conteúdo de qualidade – produzidos e revisados por profissional da área. Todas as mulheres do Nepa estão desenvolvendo trabalhos maravilhosos no sentido de contribuir positivamente na luta contra a covid-19”, pontuou Sasaki.

Sobre o Nepa

O Nepa é um grupo de pesquisa formado por mulheres que tem como objetivo apresentar projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável propostos pela Unesco/ONU/IAU. O grupo defende ainda, a importância da participação do público feminino na ciência, em particular, na astronomia.

Ao total, são 16 projetos que incluem temas como astrofísica, astromusicalidade, empoderamento feminino na astronomia e astronáutica, e astronomia afro-brasileira, indígena e em libras.

*Informações da assessoria

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.