*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP/AM) lançou, na manhã desta quinta-feira (7), o “Selo de Jornalismo Profissional” com o objetivo de combater as fake news no Amazonas. O evento foi realizado no Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, contou com a presença de diversos profissionais da área, proprietários e representantes de sites, portais, blogs, representantes de instituições de ensino e estudantes de jornalismo.
A iniciativa para o lançamento do selo foi promovida em parceria entre a Comissão de Ética do SJP/AM, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas (OAB-AM), Arquidiocese Metropolitana de Manaus e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Parte da equipe que compõe o Dia a Dia Notícia, esteve presente no evento de lançamento do projeto. A jornalista e diretora-executiva do Dia a Dia Notícia, destacou a importância do selo para os veículos de comunicação e também para a sociedade.
“O Selo de Jornalismo Profissional, lançado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP/AM), demonstra o compromisso dos veículos de comunicação e dos profissionais com a produção de notícias, levando em consideração os princípios éticos da profissão, o compromisso com a verdade e o combate à disseminação de notícias falsas e ao sensacionalismo. O selo vem para assegurar o jornalismo de verdade, praticado de forma limpa e que tem respeito pela sociedade como um todo”, afirmou Audrey Bezerra.
Wilson Reis, presidente do SJP/AM, explicou durante o evento de lançamento sobre o projeto do selo e seus principais objetivos, onde a proposta do Selo de Jornalismo Profissional é o de se estabelecer como uma ferramenta de combate a fake news e a desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e jornalistas profissionais na produção de notícias, em bases éticas, com qualidade e de interesse público.
A escolha da data para o lançamento do selo coincide com a data em que se é comemorado o dia do jornalista no Brasil, o dia 7 de abril. Wilson Reis destacou ainda durante o evento que o selo será uma ferramenta coletiva, abrangendo portais de notícias online, veículos impressos, entre outros veículos de comunicação. O edital para o projeto deve ser lançado na próxima semana.
O presidente do sindicato destacou ainda que o edital não é uma ‘camisa de força’, e que a não adesão do selo não muda o fazer jornalístico de profissionais ou seus respectivos veículos de comunicação.