*Da Redação Dia a Dia Notícia
Neste sábado (9), morreu Lily Safra aos 89 anos na Suíça, uma das mulheres mais ricas do mundo, com fortuna estimada em 5 bilhões de reais. Nascida em Porto Alegre em uma família de posses modestas, foi por 23 anos casada com o banqueiro libanês naturalizado brasileiro Edmond Safra.
Edmond, então um dos controladores do Banco Safra, morreu em 1999 vítima de um incêndio criminoso em seu apartamento em Montecarlo. Lily, que estava no imóvel, conseguiu salvar-se. O enfermeiro de Edmond foi condenado à prisão como responsável pelo incêndio. Antes, Lily foi casada por quatro anos com Alfredo Monteverde, fundador do Ponto Frio, que suicidou-se em 1969.
A causa da morte não foi revelada e, de acordo com a entidade, Lily estava “cercada de familiares e amigos”. O funeral de Lily está previsto para segunda-feira (11).
Lily também viu seu patrimônio crescer com a venda da tradicional rede de varejo Ponto Frio para o grupo Pão de Açúcar em 2009. Ela assumiu o negócio depois da morte do seu segundo marido, o empresário Alfredo Monteverde, em 1969.
Em 2008, Lily ostentou a casa mais cara do mundo. Situado na Côte d’Azur, no sul da França, o imóvel foi vendido por 500 milhões de euros para um bilionário russo. Até aquele negócio, nunca houve uma transação tão cara envolvendo um imóvel de alto luxo.