Com o início da pandemia da Covid-19 no último ano, a rotina da médica Leny Passos mudou drasticamente. Atuando na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), ela viu de perto a doença levar pacientes e até colegas. Passado o momento mais crítico da pandemia, hoje o medo dá lugar à esperança.
Nessa sexta-feira (01), a profissional esteve no Sambódromo, onde recebeu a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19, durante a 21ª edição do mutirão Vacina Amazonas. A ação tem como principal objetivo aplicar doses de reforço da vacina em profissionais de saúde a partir de 45 anos e pessoas a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (ou até 1º de abril), e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais.
Segundo a médica, houve dificuldade de trabalhar durante esses meses devido aos riscos causados pelos seus 70 anos de idade. “Trabalho até hoje com todos os cuidados, precauções”, diz, aproveitando para destacar a importância da terceira dose e o sentimento de estar cada vez mais perto do fim da batalha contra o vírus.
“É muito importante não só para quem trabalha, mas para proteger a família também, os amigos”, diz. “Eu tenho um sentimento de liberdade. De agora poder, se quiser, viajar. Já tenho passaporte da vacina e, enfim, eu acho que a vida está começando a voltar ao normal”, celebra a profissional de saúde.
Vacina Amazonas
O Governo do Amazonas realiza, em parceria com a Prefeitura de Manaus, um novo mutirão Vacina Amazonas nesta sexta-feira (1º/10) e sábado (02/10). Em sua 21ª edição, o mutirão tem como principal objetivo aplicar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde a partir de 45 anos e pessoas a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (ou até 01/04), e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais.
Também serão disponibilizadas a primeira e a segunda doses para pessoas com 12 anos ou mais. Serão seis pontos estratégicos que funcionarão com horário estendido: das 9h às 21 na sexta-feira e das 9h às 18h no sábado. Os postos das unidades básicas de saúde (UBS), da Prefeitura de Manaus, atenderão no horário das 9h às 16h nos dois dias de mutirão.
Os pontos estratégicos que funcionarão em horário estendido são: Centro de Convivência da Família (CCF) Magdalena Arce Daou (pedestre), Centro de Convenções de Manaus-Sambódromo (drive-thru), CCF Padre Pedro Vignola (pedestre), Shopping Phelippe Daou (pedestre), Studio 5 Centro de Convenções (pedestre) e Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru).
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vai coordenar dois pontos estratégicos: o Sambódromo, onde haverá 26 postos de vacinação, e o CCF Magdalena Arce Daou, com 16 postos.
Documentação
Para se vacinar, com segunda dose e dose de reforço, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos, além dessa documentação, um laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
Para quem vai receber a primeira dose, é necessário que o interessado apresente, obrigatoriamente, um documento oficial com foto com o número do RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) e Cartão de Vacina.
Postos de Vacinação que funcionarão em horário estendido
Dia 01/10 – Sexta-feira – Das 9h às 21h
Dia 02/10 – Sábado – Das 9h às 18h
- Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (pedestre)
Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus
- Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus
Avenida Pedro Teixeira, 2.595, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus
- Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (pedestre)
Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus
- Shopping Phelippe Daou (pedestre)
Avenida Camapuã, 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona norte de Manaus
- Studio 5 Centro de Convenções (pedestre)
Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus
- Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru)
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José, zona leste de Manaus