*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A atriz Sophie Charlotte destacou a importância do filme “O Rio do Desejo” para apresentar um Brasil novo, com diferenças culturais do eixo Rio-São Paulo. O longa foi gravado em Itacoatiara, no Amazonas, e foi exibido na pré-estreia nesta terça-feira (7), em Manaus. “O cinema é a narrativa, a cultura com suas histórias, seus sotaques, suas potências e, nesse caso, mostrando a floresta”, disse a protagonista.
A sessão para convidados no Teatro Amazonas contou com o público local inspirado na obra do amazonense Milton Hatoum nomeada “O Adeus do Comandante”. Em uma entrevista para o portal Cenarium, Sophie apontou que foi maravilhoso viver as experiências típicas da Amazônia.
“O cinema é a narrativa, a cultura com suas histórias, seus sotaques, suas potências e, nesse caso, mostrando a floresta, com atores daqui que participam do nosso filme mostrando a cidade de Itacoatiara. Com toda a humildade e reverência de ter entrado em contato profundo com a população da cidade, com seu jeito, temperos e cores, foi maravilhoso. Isso joga luzes e mostra um novo Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo”, destacou Sophie.
O trabalho foi produzido pela TC Filmes e Gullane, com a SPCINE, associação com o Canal Brasil e Mar Grande, patrocinado pela Petrobras, com investimento do BNDES e distribuição da Gullane. Além disso, teve o apoio da Ancine, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual; patrocínio da Sabesp, por meio do Programa de Fomento ao Cinema Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, além do fomento via ProAC LAB e do Projeto Paradiso.