*Da Redação Dia a Dia Notícia
Em pronunciamento oficial neste sábado (3), após os ataques realizados na Venezuela, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo norte-americano assumirá interinamente a administração dos postos de petróleo no território venezuelano, abrindo o setor à atuação de grandes companhias dos EUA. Segundo Trump, a indústria petrolífera da Venezuela foi construída com apoio americano e, de acordo com ele, o governo de Nicolás Maduro teria utilizado os lucros do petróleo para financiar conflitos “a milhares de quilômetros de distância”.
“Nós construímos a indústria petrolífera da Venezuela com talento, empenho e habilidade americanos, e o regime socialista a roubou de nós (…). Uma enorme infraestrutura petrolífera foi tomada como se fôssemos crianças” declarou o presidente americano.
Trump ainda afirmou que a ocupação norte-americana “não nos custará um centavo”, porque os EUA seriam reembolsados com o “dinheiro que sair do solo”, referindo-se às reservas de petróleo da Venezuela.
O presidente assumirá o controle da Venezuela por meio de um grupo específico, designado por ele, e membros do mais alto escalão do seu governo. Segundo declaração, os integrantes do grupo serão divulgados em breve.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais: EUA realiza ataque a Venezuela e Trump afirma que Maduro foi capturado
Leia mais: Explosões atingem Caracas após ação anunciada por Trump; paradeiro de Maduro é desconhecido
Leia mais: Ataque dos EUA à Venezuela leva governo Lula a reunião emergencial
Leia mais: ”Precedente extremamente perigoso”, diz Lula sobre ataque à Venezuela
