*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) e outros nove parlamentares não reeleitos foram homenageados na última sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 2022. O veterano da política amazonense agradeceu pelo carinho, convivência e boa relação que teve com os colegas desde sua entrada na casa em 2015.
“Quero dizer que agradeço a todos os colegas pela relação sempre respeitosa e ao presidente Roberto Cidade, que tão bem conduziu esta Casa, nos últimos dois anos. Agradeço também aos servidores deste Parlamento por todo auxílio que tive no mandato”, disse.
Serafim Corrêa obteve 23.565 votos, mas seu partido não atingiu o quociente eleitoral, ficando de fora da Aleam a partir de 2023. Desde o início de sua vida política, Serafim foi vereador de Manaus entre 1989 e 1997, prefeito da capital entre 2005 e 2009 e deputado estadual desde 2015.
O parlamentar cumprimentou Saullo Vianna (União) e Fausto Jr. (União), eleitos deputados federais, além de outros colegas que deixarão a Assembleia a partir do ano que vem. Serafim destacou que fica sem mandato, “mas não saio da política, porque como dizia José Sarney, a política tem porta de entrada, mas não tem porta de saída”.
Homenagens
“Sempre tive muito respeito pelo deputado Serafim e nesses últimos quatro anos, quando pude conviver, aprender e trabalhar junto a ele, essa admiração se tornou ainda maior. Homem técnico, ponderador, sempre mantendo o tom conciliador para elevar as discussões do nosso parlamento e conquistar resultados importantes para a nossa população. Hoje meu desejo é de muito sucesso para a caminhada que ele inicia a partir de agora”, afirmou.
“Eu sempre enxerguei no senhor um norte, com notório saber jurídico e econômico, deixe seu celular ligado, afinal sempre que eu precisar do senhor, eu vou ligar”, disse Mayara.
Quem mais deixa a Aleam
Além de Serafim, outros parlamentares não conseguiram ser reeleitos: Álvaro Campelo (PV), Dermilson Chagas (Republicanos), Therezinha Ruiz (PV) e Tony Medeiros (PL). Os deputados Belarmino Lins (PP) e Nejmi Aziz (PSD) preferiram não disputar um novo mandato.
Ricardo Nicolau (Solidariedade) concorreu ao governo do Amazonas, mas terminou a disputa ainda no primeiro turno em quarto lugar, abaixo de Wilson Lima (União), Eduardo Braga (MDB) e Amazonino Mendes (Cidadania).
Saullo Vianna e Fausto Jr. deixam a Aleam para assumir seus mandatos de deputados federais.