Alunos, professores, técnico-administrativos e aposentados da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam, a partir desta quarta-feira (24), do segundo turno da consulta pública à comunidade para eleição dos nomes de reitor e vice-reitor(a) da Instituição. A consulta é online.
Mais de 37 mil pessoas podem participar, das unidades de Manaus e das cinco unidades acadêmicas fora da sede, além dos que mantêm matrícula ativa em atividades de ensino a distância.
Consulta
A comunidade acadêmica teve até esta terça-feira, dia 23 de março, para checar as credenciais de participação da segunda etapa da consulta para a escolha de reitor e de vice-reitor(a) da Ufam (quadriênio 2021-2025). O procedimento pode ser feito AQUI e é necessário identificação, por meio de CPF, e a senha do E-campus. A segunda etapa da Consulta será realizada online nos dias 24 e 25 de março.
De acordo com a presidente da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de reitor (a) e vice-reitor (a) da Ufam, professora Iolete Ribeiro, nessa etapa há a possibilidade de confirmação de login e senha, mesmo a validação não sendo um procedimento obrigatório. “Quem tem acesso frequente ao E-campus não terá problema. Mas aqueles membros da comunidade acadêmica que não usam com frequência o E-campus e podem ter problema com e-mail e senha devem resolver essas questões até o dia 23″, explicou a docente.
Caso não tenha a senha é possível solicitar uma nova senha na página de login do E-campus. O membro da comunidade acadêmica que não possuir acesso ao E-campus ou ao SEI e não tiver votado no primeiro turno pode gerar uma senha com o CPF e a data de nascimento. A nova senha será encaminhada para para o e-mail cadastrado na Ufam. Aqueles que não possuam acesso ao e-mail, devem solicitar correção na Pró-Reitoria apresentada na tela.
Quem vota?
A votação será remota, tanto em Manaus quanto nas Unidades acadêmicas fora da sede e estão aptos a votar docentes ativos(as) admitidos(as) até 31 de janeiro de 2021 (efetivos, substitutos, visitantes e voluntários); docentes aposentados(as); técnico-administrativos(as) em educação ativos(as) admitidos(as) até 31 de janeiro de 2021 e técnico-administrativos(as) em educação aposentados(as), além de discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, regularmente matriculados(as) até 31 de janeiro de 2021.
Votação
Os eleitores aptos podem votar, nos próximos dias 24 e 25 de março, nos sites da Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sintesam). A votação é remota, por meio do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas – SAELE, disponível, desde 2011, no Portal de Software Público do Governo Federal e desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Chapas
Disputam o segundo turno para a reitoria da Ufam (quadriênio 2021 -2025) a chapa 21- UFAM+ com os candidatos professores Marco Antônio Mendonça (reitor) e Raimundo Ribeiro Passos (vice-reitor) e a Chapa 33 – Experiência para decidir, coragem para fazer com os professores Sylvio Puga (reitor) e Therezinha de Jesus Pinto Fraxe (vice-reitora).
Primeiro turno
Mais de 37 mil integrantes da comunidade universitária, nos dias 10 e 11 de março, estavam aptos a participar da consulta que, pela primeira vez, foi realizada integralmente na modalidade online. Foram recebidos 8.105 votos, sendo 1.575 de professores, 1.148 de técnico-administrativos e 5.382 de estudantes. Foram ainda registrados 46 votos em branco e 73 votos nulos.
A chapa 21 “Ufam+” , que tem como candidato a reitor o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça e o professor Raimundo Ribeiro Passos, como candidato a vice-reitor, recebeu 2.715 votos; a chapa 33 “Experiência para decidir, coragem para fazer”, que tem como candidatos o professor Sylvio Puga e a professora Therezinha Fraxe, como candidata à vice-reitora, recebeu 3.100 votos da comunidade universitária; a chapa 55 “Inov@Ufam” que teve a professora Andrea Waichman como candidata à reitora e a professora Margarida Carmo de Souza, como candidata à vice-reitora, obteve 2.171 votos.