*Geovana Vieira – Para a Redação Dia a Dia Notícia
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza, entre os dias 26 e 28 de março de 2026, o XI Encontro de Ideias “Rios da Vida” – Edição 2026, evento que reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil para discutir os caminhos para a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos na Amazônia e no Brasil.
Promovido pelo Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua/UEA), o encontro amplia seu alcance nesta edição e passa a ter abrangência nacional. Segundo a coordenadora do evento, Profa. Dra. Iêda Hortêncio Batista, as edições anteriores ocorreram em âmbito local ou regional, com foco nas realidades amazônicas, mas em 2026, o evento atinge um novo patamar.
“Em 2026, o Encontro de Ideias se amplia e se consolida como um espaço de diálogo nacional, reunindo pesquisadores, gestores, profissionais e instituições de diferentes regiões do país para discutir, a partir da Amazônia, os desafios da gestão dos recursos hídricos no Brasil”, destaca.
A professora ressalta que a ampliação do evento reforça o protagonismo da UEA e do ProfÁgua na agenda nacional da água, em um momento em que o debate sobre sustentabilidade hídrica se torna cada vez mais urgente.
“Diante do agravamento das mudanças climáticas, da intensificação de eventos extremos — como secas prolongadas e cheias históricas — e da crescente pressão sobre os corpos d’água, discutir sustentabilidade hoje significa pensar estratégias de adaptação, mitigação e justiça socioambiental, garantindo o direito à água para as atuais e futuras gerações”, afirma.
O XI Encontro de Ideias também se consolida como um espaço de diálogo qualificado entre a academia, o poder público e a sociedade, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes. De acordo com a coordenadora, as discussões realizadas durante o evento têm potencial para gerar impactos concretos na área.
“Ao promover o encontro entre produção científica, gestão pública e experiências práticas de diferentes regiões do país, o evento contribui para o aprimoramento dos instrumentos de gestão, para a qualificação de gestores e técnicos e para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências científicas e sensíveis às realidades regionais, especialmente da Amazônia”, explica.
Outro destaque do encontro é a participação ativa da sociedade civil. Para a professora, essa presença é essencial para ampliar o debate e fortalecer processos participativos.
“A gestão da água ultrapassa o campo técnico e envolve dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. A participação da sociedade civil traz vivências dos territórios e contribui para a construção de soluções mais democráticas, inclusivas e efetivas”, pontua.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do QR Code disponível nos materiais oficiais de divulgação.
O XI Encontro de Ideias “Rios da Vida” reafirma o compromisso do ProfÁgua e da UEA com a produção de conhecimento aplicado, o fortalecimento da governança das águas e o protagonismo da Amazônia no debate nacional sobre recursos hídricos.
