*Da Redação Dia a Dia Notícia
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, realizou a abertura do evento no auditório. Em sua fala, enfatizou a importância de promover a saúde em todos os lugares, principalmente no local de trabalho, pois melhora a qualidade dos colaboradores. “A gente precisa estar com a mente, com o corpo saudável, conectados. Isso é uma oportunidade de vocês adotarem as mudanças de hábitos e terem uma vida mais saudável”, comentou.
Para a coordenadora da Proex, Rárima Coelho, representando o pró-reitor Prof. Dr. Darlisom Ferreiro, o evento traz uma reflexão sobre os cuidados com a saúde. “Esse dia tão importante, que nos recorda a importância desse cuidado com a nossa saúde cardiovascular é, também, sobretudo, uma forma de agradecer aos trabalhadores dessa instituição, nossos servidores.”
Por conta do tempo, a gerente de estágios Doralice Cruz aproveita as oportunidades de exame sempre que são oferecidas em outros eventos na Reitoria. “Esse tipo de serviço, aqui, facilita muito porque descobrimos coisas que precisamos fazer, como consultar um médico ou um exame mais detalhado. Então, já passei por isso. Fiz um exame aqui que precisei refazer em outro lugar. E a universidade me proporcionou tudo nessas campanhas”, disse.
A programação contou com atendimentos médicos, orientações, aferição de pressão arterial com a Liga Acadêmica de Cardiologia da UEA, exames, mesas de degustação, exposições e atividades físicas.
Conheça o PQVida
O PQVida foi uma iniciativa do professor André Zogahib, atual reitor da universidade, no tempo em que gerenciava a Proex. Em parceria com a atual gestão da pró-reitoria, o programa está dando seu primeiro passo de efetivação por meio dos eventos de saúde e outras ações, como atendimentos de psicologia e fisioterapia.
Segundo o coordenador do programa, Prof. Dr. Wagner Ferreira Monteiro, as atividades têm como foco trazer bem-estar aos colaboradores junto à questão de infraestrutura em que se localizam. Também acrescentou que o PQVida está em planejamento para expandir as ações. “A ideia é que, a partir do momento que a gente tenha um modelo inicial de ações, a gente já dispare para as outras unidades, não só na capital, mas também no interior”, reforçou.