Search
booked.net

UEA apresenta à Suframa projeto de sistema inteligente voltado à ZFM

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (10), na sede da Autarquia, com representantes do Hub de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para conhecer o projeto de implementação de um sistema inteligente de chatbot voltado aos serviços prestados pela Suframa e à disseminação de conteúdos sobre a Zona Franca de Manaus, em especial legislações, normativos e manuais.

A apresentação foi conduzida pelo professor doutor Leandro Okimoto, que leciona Inteligência Artificial no Laboratório de Sistemas Embarcados do Hub de Tecnologia e Inovação da UEA. Também participaram da reunião, pela Universidade, os professores André Printes, Hendrio Bragança, Lennon Brandão e o assessor de relações institucionais Helio Braz, além da servidora Jéssica Tapajós. Pela Suframa, também participaram o superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar, o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho, e a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Suframa, Diana Azin.

De acordo com o professor doutor Leandro Okimoto, o chatbot projetado utiliza a tecnologia “Knowledge Graph”, desenvolvida pelo Google e que permite uma melhor compreensão do contexto das informações, conectando dados de diferentes fontes e apresentando-os de forma mais intuitiva para os usuários. A ideia principal em torno do chatbot é proporcionar uma fonte oficial de consulta a informações diversas da Suframa, com destaque para legislações, normativos, portarias e manuais. O foco inicial do projeto foi em conteúdos do segmento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Zona Franca de Manaus. “Quanto à legislação, por exemplo, é fundamental que as informações sejam atualizadas e, principalmente, que exista o respaldado das fontes apresentadas”, destacou Okimoto.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirmou que o projeto é de grande valia para o ambiente de negócios da área de atuação da Suframa, uma vez que há uma demanda constante por parte de empresas, consultores e empreendedores de uma forma geral sobre as diversas legislações da Zona Franca de Manaus e suas atualizações. “Com certeza, se implementado, o projeto proporcionará mais uma ferramenta útil aos usuários dos serviços da Suframa, mas é importante também que sua forma de acesso seja pensada para atender às pessoas sem muito conhecimento técnico e aos pequenos empreendedores, de forma que um público mais abrangente e que também precisa muito dos nossos serviços possa ser contemplado”, afirmou Saraiva.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.