Search
booked.net
Search
Close this search box.

Turismo busca alternativas para reverter crise provocada pelo coronavírus

O Teatro Amazonas, em Manaus, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Região Norte, também possui um tour online em 360º.

Um dos setores mais atingidos com a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus é do turismo mundial, que prevê um retrocesso entre 20 e 30%, na comparação com o ano passado, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Para reverter parte das perdas, o setor busca alternativas como a flexibilização da política de remarcação de reservas, implantação do serviço de delivery nos restaurantes e oferecendo tour virtual para locais turísticos.

No Brasil, o setor caiu 16,7%, em relação ao mesmo período do ano passado, representando uma perda de aproximadamente R$ 2,2 bilhões somente nos primeiros 15 dias de março. As informações são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que também projetou  a redução de mais 115 mil empregos diretos. Os prejuízos foram ocasionados, principalmente pelas medidas de isolamento social e o fechamento de hotéis, pontos turísticos, fronteiras, portos e aeroportos.

Uma alternativa que está sendo realizada pelo setor é a flexibilização na política de remarcação de reservas. Muitos hotéis inclusive criaram uma campanha nas redes sociais com as frases “Não cancele, remarque sua viagem” e “Adie sua viagem para o segundo semestre”. Para isso, as redes hoteleiras estão fortalecendo os canais de atendimento ao cliente e promovendo negociações para adiar as reservas.

Já os restaurantes dos hotéis estão implantando o sistema de delivery com a utilização de aplicativos como o iFood, Rappi e Uber Eats. Além disso, alguns hotéis estão oferecendo tarifas especiais para profissionais da saúde, que atuam “na linha de frente” no combate ao coronavírus e que não querem retornar para suas casas nesse período.

Alguns locais turísticos também estão se reinventando durante a pandemia, digitalizando seus espaços e proporcionando um tour virtual. É o caso de vários museus como a Pinacoteca, em São Paulo, com mais de 9 mil obras (https://bit.ly/3aqkyLf), e o Museu do Louvre, em Paris, com 380 mil itens (https://bit.ly/33R7xHY).

O Teatro Amazonas, em Manaus, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Região Norte, também possui um tour online em 360º. O visitante pode passear por todos os espaços do teatro e ainda conhecer curiosidades como o “Camarim de Cena”, as medidas do palco, o fosso da orquestra, entre outros. Para conhecer, basta acessar o site www.cultura.am.gov.br.

*Por Emanuelle Araújo/Jornalista

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.