O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima quinta-feira, 29, o julgamento do recurso movido por Adail Filho (Progressista) contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que cassou o mandato dele de prefeito de Coari (a 362 quilômetros de Manaus).
O Recurso Especial Eleitoral de Adail Filho consta na pauta publicada ontem, dia 23, no diário eletrônico do TSE. Os ministros decidirão se o prefeito eleito no pleito de 2020 retomará o poder em Coari ou se o município terá novas eleições no prazo de 40 dias, conforme decisão do TRE-AM.
Em dezembro de 2020, o TRE-AM determinou uma nova eleição no município. Na época, o colegiado decidiu que o presidente da Câmara Municipal de Coari deveria assumir o comando da prefeitura do município até a posse do prefeito eleito numa eventual eleição suplementar.
No julgamento, o entendimento do relator, o juiz Marco Antônio Costa, de que a eleição de Adail Filho nas eleições de 2020 configurou um terceiro mandato consecutivo dentro do núcleo familiar.