*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou hoje (28/10) o envio de militares federais para a segurança de 165 localidades do país no segundo turno das eleições, que será no próximo domingo (30/10). Pela decisão do plenário, as forças vão atuar em 86 localidades do Maranhão, 52 no Amazonas e 27 em Alagoas.
Na terça-feira (25/10), o TSE já havia autorizado o envio de tropas para outras 80 localidades de quatro estados. A decisão será encaminhada ao Ministério da Defesa, que será responsável pela logística de distribuição das tropas. O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo da polícia local.
“Nesse sentido, a segurança dos eleitores, também de responsabilidade da Justiça Eleitoral, não pode ficar à mercê de interesses ou disputas locais, razão porque, de forma excepcional, cabe a atuação do TSE para reforçar e poiar o Tribunal de origem na preservação de um ambiente pacífico e seguro aos eleitores do Estado”, afirma Alexandre de Moraes.
No primeiro turno, 561 localidades de 11 estados contaram com a presença de militares durante o pleito.