Search
booked.net
Search
Close this search box.

Trump faz na Casa Branca o seu primeiro comício desde que saiu do hospital

Presidente americano manifestou ansiedade por retomar campanha diversas vezes; médicos não informam resultado de seu teste para o coronavírus
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tira a máscara no começo de seu discurso na Casa Branca Foto: Doug Mills/The New York Times

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a realizar um comício, neste sábado, após deixar o hospital na segunda-feira, onde ficou três dias internado para tratamento contra a Covid-19, segundo O Globo.

Trump, que possivelmente ainda está infeccioso, fez um discurso do balcão da Casa Branca. Cerca de dois mil convites foram enviados, mas os presentes foram calculados na casa das centenas. A distância entre o presidente e os seus apoiadores provavelmente significou que o público não poderia se contaminar a partir do próprio presidente. Algumas pessoas usavam máscara, mas havia pouco distanciamento entre os presentes.

A presença de Trump foi considerada como um primeiro passo para ele retornar completamente a sua campanha à reeleição na semana que vem. Na segunda-feira, há um comício marcado na Flórida, e hoje foram confirmados mais dois ao longo da semana, na Pensilvânia e em Iowa. A Casa Branca não divulgou os resultados do último teste de Covid-19 de Trump e não explicou se o presidente está livre da doença. Uma porta-voz da Casa Branca disse na sexta-feira que o presidente passaria por testes e não faria eventos públicos se ainda houvesse o risco de espalhar o coronavírus para outras pessoas.

Trump muitas vezes manifestou ansiedade para voltar a campanha, a pouco mais de três semanas das eleições. Há muitos relatos, contudo, de dúvidas sobre essa estratégia entre a sua equipe de campanha. Assessores receiam que a volta à normalidade enquanto o vírus ainda pode estar em seu sistema pode gerar comparações com a abordagem da pandemia por seu governo, rotineiramente acusada de negligência.

Os participantes do evento na Flórida deverão assinar uma declaração de isenção de responsabilidade declarando que “você e todos os convidados assumem voluntariamente todos os riscos relacionados à exposição à Covid-19”.

Em uma entrevista no “Tucker Carlson Tonight” na sexta-feira, Trump disse que estava “sem medicamentos”. Na abertura do evento na Casa Branca, o presidente disse sentir-se “ótimo”.

A sua voz estava mais forte do que no início da semana, e sua aparência estava melhor do que em um vídeo dele que ele tuitou na quarta-feira. Mas, em uma redução incomum, Trump apareceu por um tempo mais curto do que os quase 30 minutos que as autoridades anunciavam: falou por apenas 15 minutos.

— Eu sei que você têm orado e eu estava naquele hospital, cuidando de tantas pessoas — disse Trump.

Ele mencionou a pandemia de coronavírus, que está se espalhando em vários estados e ao redor do mundo, e mais uma vez insistiu:

— Ela vai desaparecer. Está desaparecendo.

Os participantes deveriam preencher um questionário de triagem e também medir sua temperatura antes de se juntarem à multidão.

O evento foi descrito pelos assessores da Casa Branca como um evento oficial. Mas tinha algumas das características de seus eventos de campanha, incluindo participantes usando bonés vermelhos com seu slogan de campanha, “Torne a América Grande Novamente”.

No final de agosto, Trump realizou a última noite da Convenção Nacional Republicana no Gramado Sul e fez seu discurso de aceitação da indicação em frente ao balcão em que falou no sábado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.