*Ana Pastana – Da Revista Cenarium
MANAUS – Circulam pelas redes sociais neste sábado, 26, uma troca de cartas possivelmente escrita por “Zé Roberto” e “João Branco”, conhecidos por serem chefes de facções criminosas do Amazonas. Na publicação, os “chefões” afirmam estar com saudades dos amigos e que mesmo presos estão atualizados dos acontecimentos no mundo do crime.
José Roberto Fernandes Barbosa, mais conhecido como Zé Roberto, faz cumprimentos na carta. “Salve para todos os irmãos da capital quanto dos municípios do interior. Tanto nas ruas, quanto em cada sistema, principalmente Anísio Jobim. Um abraço apertado cheio de saudades em meu nome para cada um de vocês”, diz trecho da carta.
Na carta de João Pinto Carioca, JB, como é conhecido, afirma que está ciente de novos fatos. “Salve geral da parte do JB. Um grande abraço a todo nosso povo e um feliz ano novo pra todos, sem exceção. Até que enfim achei vocês meus irmãos, estou sabendo de algumas coisas que estão ocorrendo por ai”, informou JB.
Revolta
Em ambas as cartas é possível notar que os narcotraficantes criticam um homem em comum, identificado como Gelson. “Me enganei por muitos anos com esse cara se fazendo de amigo. Ele é um verme falso que já vem tentando a muito tempo dar esse golpe. Quero que todos saibam que uma guerra não afasta os amigos, não afasta os leais e nem os verdadeiros. Uma guerra apenas seleciona os verdadeiros e mostra os falsos e nos livra dos traíras”, disparou Zé Roberto.
Na carta de João Branco, o traficante faz referência à guerra entre facções Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN), ocorridas em 2019. Em que a ordem era identificar cada região da cidade com as siglas correspondentes para cada facção. Gelson, citado várias vezes em ambas as cartas, pode ter sido o responsável pela ação.
“Em relação ao Gelson, eu alertei todos sobre a ideia dele de implantar o CV no estado e do golpe que ele quis dar e mesmo assim ‘deram mole’. Mas os fiéis não têm culpa disso, por que já chegou até mim toda a verdade. De que quem estava à frente da família se vendeu e armou o golpe, matando 55 soldados e entregou a cidade na mão dos safados”, disse JB.
Banho de sangue
Os dois narcotraficantes finalizam as cartas e afirmam não querer uma nova guerra entre as facções. “Para todos os sistemas quero deixar claro que não quero banho de sangue. Se todos refletirem bem, vão ver que foram enganados por promessas sem fundamento. O meu aperto de mão e um abraço a todos cheio de saudades”, diz Zé Roberto.
“Logo logo vamos estar apresentando o que se faz com traidor dessa laia. Peço a todos que se unam para lutar pelo que é de vocês de direito. Logo logo, vamos estar em sintonia e mando mais coisas. Um grande abraço a todos, do maior ao menor. Sou fanático pelo nosso Estado e obcecado nos meus inimigos, logo vou mostrar”, finaliza João Branco.
Leia as cartas na íntegra
“Salve salve pra todos os irmãos do estado do Amazonas, tanto pra capital Manaus, quanto pra cada município do interior, tanto nas ruas quanto em cada sistema. Principalmente Anísio Jobim onde morei por 5 anos e todos me conhecem bem e também UPP, CDP1 e 2, IPAT, CDPF, tríplice fronteira e também dos interior . Um abraço apertado cheio de saudades em meu nome para cada um de vcs.
Eu já soube do golpe e da covardia que aconteceu ai no nosso estado durante eu estar impossibilitado de sintonia e quero falar para cada um de vcs, que o verdadeiro carácter de um homem estar na lealdade às suas origens, nós somos amazonenses e não aceitaremos ideologia de outro estado, se o sem vergonha do Gelson fosse bandido mesmo como ele fala pq que ele não criou a própria facção dele? Pq que ele foi ser capacho dos outros esse comédia e pegou facção já criada por outro criminoso pra apoiar ele nas safadezas e no golpe dele?
É pq num vale nada meus irmãos sequestrou um traficante em Fortaleza de nome ze carlos e por isso o nosso irmão jarnei (casca) nosso maior fornecedor de material foi morto por conta dessa safadeza do Gelson. me enganei por muitos anos com esse cara se fazendo de amigo é um verme falso que já vem tentando a muito tempo dar esse golpe de estado. Mais eu quero que todos saibam que uma guerra não afasta os amigos, não afasta os leais nem os verdadeiros, uma guerra apenas seleciona os verdadeiros e mostra os falso e nos livra dos traira.
Tudo que estar acontecendo é pq estou aqui, mais a vida é assim hoje estou aqui e amanhã posso estar ai no estado, ai quero ver quem é o brabo. Nada é eterno meus irmãos, eu fiquei muito feliz de receber os recados aqui e de saber que tem muitos que não se deixa levar por falsas promessas, e que tem muitos que ficou sem opção por conta do que fizeram de errado nessa cidade sem meu consentimento, e sei também que tem muitos esperando a minha voz para saber que rumo tomar, meus irmãos eu não sei quando vou conseguir mandar outro catatau desse só Deus sabe, então eu quero que vcs se unam e podem criar sim a própria facção de vcs que eu irei apoiar vcs viu, se unam e lutem pelo nosso estado, por nossos irmãos, lutem pelos que deram sangue pelo crime e lutem pela honra de vcs e pelo que é certo e justo.
Eu venho organizando o crime do estado desde a década de 90 no tempo do correa, barrao, betuel eu tenho história no estado e longa trajetória no crime não tenho vacilo quem ai já me viu com coisa errada nesses 25 anos a frente do estado? Sou sujeito homem sempre fortalecir e enaltecir o crime do Amazonas jamais envergonhei ou comédiei no crime e quero que vcs faça o mesmo, não envergonhar nosso crime nem nosso estado eu estou dando todo o aval pra vcs criarem a organização de vcs e quero ver vcs tudo unido progredindo todos do maior ao menor basta cada um pensar quem que fez pelas cadeia todos esses anos.
Todos sabem como era quando eu estava no estado e acredito em cada um de vcs pra que nosso estado volte a ser motivo de felicidade pra todos nós eu quero falar aqui o que todos sabem que o JB eu amo como um filho de sangue, estamos juntos a décadas fez muita missão bandido invocado cabra sujeito homem. não mandei matar ninguem dele viu. nós não estar brigado nós somos família.
Eu quero que todos se unam com neizinho, Luciano, DD, Thiago alemão, BB, ratao, ary, Herbert, machuca, perusca, clovinho, nariz, Daniel, jacaré, Alan cp, arley, xuruca,Bf, Josué, bruninho que me chamava de pai, CD do coroado, Doido, Marquinho bigodinho do mutirão, velhinho, parazinho, macaco do ouro verde, dercklei, foguinho, Rubao, branca, minha prima, ted, eraldo, Maraba, Felipe, douglas bazuca,adailton garrote,Maguila, kaka, sassa, magrelo, chuca, Andrezinho, Fernando, Diego louco,bobizao,manel baraozinho, jheizon cenoura,botija, porcelana do ipat,pezao e todos os irmãos sujeito homem fiel e leal das cadeias e das ruas todos unidos pra acabar com essas safadezas do Gelson
Pra todos os sistemas do estado quero deixar claro que não quero banho de sangue viu.se todos refletir bem vão ver que foram enganados por promessas sem fundamento, e que o bagulho é levantar a nossa bandeira do amazonas que os irmãos vai falar qual que é.
O meu aperto de mão e um abraço a todos cheio de saudades. pra todos os irmãos que respeitam o nosso crime e respeitam os nossos irmãos tanto os mais antigos quantos os mais novos procurem o conselho que vai ser bem recebido acabem com todas as diferenças essa é a hora.
Outra coisa tudo que os 2 irmãos que saiu daqui levou pra vcs é tudo verdade viu eu quero que trate os 2 como irmão de vcs. Todos os 2 conviveu muito tempo aqui comigo eu quero também que todos fornecedor peruano, colombiano, boliviano que já fez negócio comigo que cheguem no cabeção pra fortalecer a organização… um recado pros inimigos se mexer com família vou mexer com a família do Gelson também viu”.
Zé Roberto, um dos líderes da facção criminosa FDN
“Salve geral da parte do JB. Um grande abraço a todo nosso povo e um feliz ano novo pra todos sem exceção. Até que em fim achei vcs meus irmãos. Estou sabendo de algumas coisas que ocorreu por ai em relação ao safado do gelson.
Eu alertei todos sobre a ideia dele de implantar o cv no estado e do golpe que ele quis dar e mesmo assim deram mole, mais os fiéis não tem culpa de nada disso, pq já chegou até mim toda a verdade de que o olhão (zaquel) (Alan compensa) tava na frente da família se vendeu pros safado e armou o golpe matando 55 soldado meu e entregou a cidade na mão dos safado. tentando me jogar contra o mais velho mais não conseguiu destruir uma amizade conquistada com muito amor, lealdade, fidelidade e respeito.
Logo logo vamos estar apresentando o que se faz com traidor dessa laia. Peço a todo o nosso povo na geral que se unam com todos os outros que são nós pra lutar pelo que é de vcs de direito logo logo vamos estar em sintonia e mando mais coisas.um grande abraço a todos do maior ao menor. Sou fanático pelo nosso estado e obcecado nos meus inimigos logo vou mostrar”.
Zé Roberto, um dos líderes da facção criminosa FDN