Search
booked.net
Search
Close this search box.

Trilha da Pedra da Gávea (RJ) e seus desafios para chegar no ponto mais alto 

 

Quando o assunto é aventura, o Rio de Janeiro realmente é uma cidade maravilhosa, opções de lugares não faltam e uma das principais rotas dos apaixonados por adrenalina é a Pedra da Gávea. Sua trilha é a mais desafiadora da capital fluminense, localizada entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.

A trilha Pedra da Gávea fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e o acesso é feito por uma área com poucas casas, onde carros podem circular até a guarita do parque.

 

Os guias e visitantes que entram por ali devem fazer o registro de entrada. O horário de abertura do parque é às 8h e o tempo limite para descer, e finalizar a trilha é até 17h, pois é proibido pernoitar ou acampar.

Com aproximadamente 850 metros de altitude, a Pedra da Gávea é o maior bloco monolítico à beira-mar do mundo. A trilha para chegar lá em cima não é nada simples, há alguns trechos bem difíceis e até perigosos. É preciso um razoável preparo físico para encarar as mais de três horas de subida, mas um visual único compensa todo o esforço.

Essa formação natural também chama muita atenção por ter em um dos lados o formato de um rosto, chamado de “Cabeça do Imperador”.

Para chegar a tão esperada vista e curtir toda a paisagem, é preciso passar antes por uma trilha pesada entre muitas raízes, pedras, subidas e descidas em rochas, e com direito a escalada em paredões. As paradas para descanso duram em média de cinco a 10 minutos para beber água e comer o mínimo para aguentar a longa subida.

A trilha pode ser feita em grupos de amigos, individual ou com guias, que inclusive é o mais recomendado, pois existem variados caminhos e ir com pessoas experientes é o ideal, principalmente nas situações adversas e até mesmo para receber orientações de escalada.

O início da trilha é feito por dentro da Mata Atlântica carioca, onde é possível conferir os simpáticos sauins-de-coleira e variadas espécies de aves. Ao longo do percurso de subida, a mata vai ficando para trás e logo temos um visual maravilhoso do Rio de Janeiro. É daí que o sol vai acompanhando até o ponto principal do cume, uma das cenas mais emocionantes da minha vida.

A trilha requer alguns cuidados e é fato que a subida, de aproximadamente  800 metros verticais, não é nada fácil, ainda mais quando tem que encarar a famosa escalada na Carrasqueira, que pode assustar muita gente. Mas, se você gosta de uma aventura, assim como eu, e toma as precauções necessárias para sua segurança, você será agraciado com uma vista fantástica.

Além disso, o lugar é cheio de lendas e histórias que fazem o passeio ficar ainda mais eletrizante. Eu sinceramente, amei e quero voltar muitas vezes!

Ao chegar no topo, o visual é único, surreal e belíssimo! O infinito do mar é muito maior do que se pode imaginar. A visão 360º do Rio de Janeiro nos mostra a imensidão da cidade e todos os pontos altos existentes da cidade. Sem dúvida alguma foi a maneira mais sensacional de conferir as belezas da cidade maravilhosa!

Lá, também é o ponto onde todos que se propuseram a enfrentar a trilha se encontram e o número de pessoas é grande. O tempo estabelecido para permanência no ponto mais alto da Pedra da Gávea, estipulado pelos guias, é de uma hora, afinal também existe tempo para finalização da trilha exigida no parque.

Ainda no alto, todos os pontos são fascinantes para fotos incríveis e o sol extremo ajuda nas imagens. Para a descida são, pelo menos, mais três horas e acontece com a ajuda de cordas ou com rapel que, devido ao número de pessoas, acaba acontecendo de forma lenta. Afinal, a segurança está sempre em primeiro lugar.

Diante disso, a demora na descida é maior, mas ainda assim o visual é de tirar o fôlego. Ao final de tudo, o sentimento de superação define essa experiência, porque diante de todas as dificuldades enfrentadas, finalizar algo tão desafiador, com imagens únicas, nos enche o coração de gratidão.

Por mais detalhes que a narrativa tenha para contar essa vivência, o fato de estar lá e viver cada segundo, nos faz perceber que não há palavras que descrevam esse sentimento.

Contudo, uma coisa posso afirmar, a trilha da Pedra da Gávea é uma das experiências mais incríveis que se pode viver no Rio, umas das melhores aventuras e trilhas aos amantes dos esportes radicais, e apaixonados por belas paisagens.

 

*Texto feito pela jornalista Graziela Maia especialmente para a coluna “Turismo do Dia”, compartilhando sua experiência na Trilha da Pedra da Gávea.

 

Por Emanuelle Araújo

Jornalista, especialista em Ciência Política e em Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há 8 anos já foi responsável pelas redes sociais de mais de 70 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura!

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.