Com tantas opções de parques, atrações turísticas, gastronômicas e culturais, fica até difícil decidir qual lugar conhecer na capital do Paraná, em Curitiba. Afinal, é uma cidade cosmopolita, repleta de atrativos para todas as idades, aliás para todos os gostos, seja no inverno ou no verão.
Curitiba é um lugar que amo que, sempre que tenho oportunidade, estou por lá. É a cidade em que minha irmã decidiu morar e onde minha família já viveu algumas histórias. Então, resolvi fazer um roteiro rápido com lugares para curtir durante um dia. Partiu?
Jardim Botânico
A primeira dica não podia ser outra! É o local mais visitado da capital paranaense, o famoso Jardim Botânico, que é conhecido mundialmente por render clicks incríveis com muitas flores e plantas. Foi criado em 1991, é inspirado nos jardins franceses e um dos seus destaques é a estufa com estrutura metálica e vidros, feita no estilo art-noveau como no Palácio de Cristal de Londres. O espaço abriga espécies botânicas que são referências nacionais, além de uma fonte d’água. É um lugar único, lindo e muito especial.
Outro diferencial do parque é o Jardim das Sensações, criado em 2008 e que possui um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais. A dica é, literalmente, tentar se conectar com a natureza por meio dos sentidos. Tentando sentir os cheiros e sensações que o espaço oferece!
Além disso, não deixe de visitar a nova atração do Jardim Botânico de Curitiba que fica atrás da estufa: a Galeria das Quatro Estações. Conforme você vai andando pelo espaço, vai conhecendo plantas e flores de diversas partes do Brasil, e de todas as estações: outono, inverno, primavera e verão. O local também tem uma cafeteria, que garante uma “parada” estratégica para descansar e apreciar a galeria.
Ópera de Arame
A Ópera de Arame pode ser sua opção para um almoço inesquecível, em um lugar sensacional, com música e gastronomia especial. É um dos pontos turísticos mais charmosos e marcantes da capital do Paraná. Possui uma grande estrutura tubular e teto transparente, em meio a lagos, paredões de pedra e até cascata.
É lá que acontece o projeto “Vale da Música” com um palco flutuante, localizado no meio do lago, que recebe música ao vivo instrumental durante o dia, de terça a domingo, das 10h às 18h. Em frente ao lago tem um restaurante maravilhoso, com cardápio diversificado, inclusive com ampla carta de vinhos e drinks. Já imaginou você almoçando em um lugar único, em frente ao lago, no meio da pedreira e ainda ouvindo um som especial?!
Museu do Olho
Para encerrar esse dia inesquecível em Curitiba, a melhor dica é conhecer o Museu Oscar Niemeyer (MON), que tem uma arquitetura inusitada e, por isso, ganhou o apelido de “Museu do Olho”. O moderno espaço é um dos principais locais culturais do Estado, com acervo permanente e mostras itinerantes. A exposição mais famosa e que está fazendo o maior sucesso no local é “OSGEMEOS: Segredos”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo.
Depois de conferir as exposições do MON, vale fazer um happy hour em um dos bares e restaurantes badalados que ficam na região do museu. Tem também quem prefere tomar uma cerveja ou um vinho no gramado próximo do museu, apreciando o pôr do sol de uma forma mais alternativa. Seja qual for sua escolha, pode ter certeza que o lugar é incrível e garante momentos especiais.
Então, que tal aproveitar que em abril tem dois feriados (da Páscoa e de Tiradentes) para colocar Curitiba no roteiro? Partiu!
Por Emanuelle Araújo
Jornalista, especialista em Ciência Política e em Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há 8 anos já foi responsável pelas redes sociais de mais de 70 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura!