Se você tem apenas algumas horas para curtir o que a capital de Pernambuco oferece na região central, fugindo dos roteiros de praia, então essa leitura é para você. Pois, recentemente passei um dia lá e aproveitei as poucas horas para conhecer o máximo de lugares turísticos.
Comecei pelo Centro de Artesanato de Pernambuco – Roberto Lessa, localizado estrategicamente no famoso Marco Zero, com uma área de mais de 2,5 mil metros quadrados e uma grande diversidade de peças de artesanato.
O local é aberto ao público e possui mais de 25 mil peças à venda, de aproximadamente 1,8 mil artesãos de todas as regiões do Estado. É um lugar sensacional para quem quer decorar a casa, adquirir uma peça das rendeiras do Nordeste, conhecer um pouco da cultura e ainda provar delícias gastronômicas, no lanche que há na entrada do Centro de Artesanato.
Saindo de lá, você pode conhecer o famoso Marco Zero, local que literalmente “marca” a fundação de Recife. É um lugar lindo, às margens do mar, onde fica um letreiro sensacional com o nome da cidade e que rende fotos belíssimas.
Lá, também tem vários restaurantes com vista para o mar nos Armazéns do Porto e ainda o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que é um museu de arte a céu aberto em homenagem ao artista plástico pernambucano, Francisco Brennand.
Logo em frente ao Marco Zero, você pode conhecer uma das ruas mais bonitas do mundo, que é a Rua do Bom Jesus com pedras na rua e casarões antigos. Também tem um museu que conta a história dessa região e porque, em 2019, foi eleita a terceira rua mais bonita do mundo pela revista Architectural Digest, prestigiada na arquitetura internacional.
Para finalizar o passeio na “Terra do Frevo”, coloque no seu roteiro a badalada Pracinha de Boa Viagem, que possui uma feirinha charmosa com opções de artesanato, gastronomia e ainda oferece apresentações culturais. É o “point” da cidade, a partir das 18h.
Gostou das dicas? Podemos conversar mais sobre o assunto no Instagram @turismododia e, se precisar de uma agência de turismo para programar o seu réveillon 2024, é só enviar uma mensagem para @deboraaraujoviagens.
Por Emanuelle Araújo
Sou jornalista, especialista em Ciência Política, Marketing Digital e Ensino Superior, com mais de 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. Sou apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há mais de 8 anos faço a produção de conteúdo das redes sociais de mais de 50 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis.
Na coluna “Turismo do Dia”, mostro informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Vem “turistar” comigo! Para saber mais, me siga no @turismododia.