Search
booked.net
Search
Close this search box.

Três juízes do TRE-AM votam para rejeitar embargos de Braga contra Wilson Lima

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Três membros do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) votaram pela rejeição de embargos de declaração do senador Eduardo Braga (MDB), que pede a individualização das multas aplicadas contra a coligação do governador Wilson Lima (União). As ações também pedem que a chapa eleita em outubro seja cassada por ter praticado conduta vedada pela Justiça Eleitoral. A relatora do caso, desembargadora Carla Reis, desproveu os embargos arrolados pela defesa de Braga e foi seguida pelos desembargadores Fabrício Marques e Marcelo Pires, que adiantaram seus votos.

Em sua justificativa, Carla Reis pontuou que “os embargos apresentados não servem para rediscutir o mérito já dirimido pela Corte”. Em abril, o TRE atendeu parcialmente à ação de Eduardo Braga e aplicou multa de mais de R$ 100 mil à coligação Aqui é Trabalho, formada pelo governador Wilson Lima e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante), bem como a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) pelo uso de servidores e bens públicos em propaganda eleitoral.

Em seu voto, entretanto, Carla Reis afirmou que a cassação da chapa seria “inviável”, pois enfraqueceria a “soberania popular manifestada nas urnas”. Os embargos de Eduardo Braga contestam esse último argumento.

O julgamento não tem data para terminar. Na sessão de hoje, o desembargador Kon Tsih Wang pediu vista do processo e o julgamento foi suspenso. O magistrado se comprometeu a cumprir o prazo regimental.

Caso seja derrotado, o senador Eduardo Braga terá de recorrer ao processo em segunda instância no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.