Manaus, quinta-feira 4 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal por oito anos

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu manter a inelegibilidade do ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), pelo período de oito anos. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (4), consolidando uma punição que impede o empresário de concorrer a cargos eletivos. O julgamento na Corte Eleitoral paulista foi apertado, terminando com o placar de 4 a 3, sendo o voto de desempate proferido pelo presidente do tribunal, o desembargador Silmar Fernandes.

 

Além de confirmar a inelegibilidade, o TRE-SP manteve a multa de R$ 420 mil aplicada a Marçal por descumprimento de ordem judicial prévia. Foi mantida, ainda, a procedência da acusação de uso indevido dos meios de comunicação social. A investigação central do caso apurou o desenvolvimento de uma estratégia de cooptação de colaboradores para disseminar conteúdo de Marçal nas redes sociais por meio de um “concurso de cortes de vídeo”, que previa a remuneração de participantes e a oferta de brindes.

Apesar das condenações mantidas, o Tribunal afastou duas acusações que haviam sido aplicadas em primeira instância. Foram derrubadas as condenações por captação e gastos ilícitos de recursos e a acusação de abuso de poder econômico. As ações originais contra Marçal foram movidas pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que questionaram a legalidade da atuação da campanha nas mídias digitais.

Outro aspecto que integra o processo julgado envolveu a apuração de pagamentos feitos à maquiadora da esposa de Marçal, que teria bancado um anúncio no Google redirecionando o tráfego para o site da campanha eleitoral. Esta denúncia específica havia sido protocolada pela vereadora Sílvia da Bancada Feminista (PSOL).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.