Search
booked.net
Search
Close this search box.

TRE-AM define ordem do horário eleitoral dos candidatos à Prefeitura de Manaus

Dos 11 candidatos a prefeito, dois não terão propaganda eleitoral no rádio e na televisão por conta da representatividade deles no Congresso Nacional. São eles: Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) definiu, ontem, dia 6, a distribuição do tempo e a ordem de veiculação dos programas e inserções em rádio e televisão dos partidos e coligações que disputam as eleições municipais de 2020. A propaganda política gratuita no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, e vai até 12 de novembro.

Neste primeiro turno, de acordo com a definição do TRE-AM, serão 35 dias de propaganda política no rádio e na televisão. O horário eleitoral será de segunda a sábado com o tempo de 20 minutos por dia.

Os blocos diários serão de 20 minutos. Cada bloco terá a duração de 10 minutos. No rádio serão exibidos das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os horários são das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Os candidatos também contarão com inserções durante toda a programação que somará um total de 1 hora e 10 minutos (70 minutos) diários, inclusive aos domingos. Essas inserções terão duração de 30 ou 60 segundos. Dos 70 minutos diários, 42 minutos serão destinados para os candidatos à prefeito e 28 minutos para os candidatos à vereador.

O sorteio foi feito na presença dos representantes dos partidos, coligações, promotor e juízes eleitorais.

Maior tempo

Pela definição, o candidato com maior tempo de propaganda política no rádio e na televisão é Ricardo Nicolau (PSD), com 2 minutos e 44 segundos. A coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ é composta por: Partido Social Democrático (PSD), Partido Progressistas (PP), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Solidariedade (Solidariedade).

Amazonino Mendes (Podemos), com o tempo de 2 minutos e 7 segundos. A coligação ‘Juntos Podemos Mais’ reúne o Partido Podemos (Podemos), Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Liberal (PSL) e Partido Cidadania (Cidadania).

O terceiro maior tempo é de José Ricardo do PT,  a coligação ‘Pela Vida, Pelos Pobres’ terá 1 minuto e 16 segundos no horário eleitoral. A coligação é formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Já Alfredo Nascimento (PL) terá 1 minuto e 13 segundos para expor suas propostas por meio da coligação ‘Trabalho Bom Merece Continuar’ que tem a aliança do Partido Liberal (PL) com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

David Almeida (Avante) teve o tempo definido em 58 segundos. A coligação ‘Avante Manaus’ tem na composição os partidos Avante, Democratas (Dem), Partido Verde (PV) e Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

Já a coligação ‘Aliança por Manaus’, do Capitão Alberto Neto (Republicanos) terá o tempo de 50 segundos. Os partidos que compõem essa aliança são Republicanos e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Marcelo Amil (PCdoB) terá 17 segundos de propaganda pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Coronel Menezes (Patriota), 16 segundos e Romero Reis (Novo), terá o tempo de 15 segundos.

Sem tempo

Dos 11 candidatos a prefeito, dois não terão propaganda eleitoral no rádio e na televisão por conta da representatividade deles no Congresso Nacional. São eles: Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

Pela legislação, os candidatos precisam ter representatividade no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, mas eles não possuem, e por isso ficam de fora da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.