O diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial pode ser dado para alguém que não sente remorso ou culpa em prejudicar outros. Ao mesmo tempo, quem apresenta falta de empatia e descaso por outras pessoas também pode ser incluído como portador. A boa notícia é que existe tratamento para antissociais.
Para saber se uma pessoa realmente é antissocial, o primeiro passo é consultar um profissional qualificado, este irá avaliar a presença de sintomas, quais condutas tomar e quais profissionais necessários para agregar ao processo.
O tratamento pode ser feito com psicoterapia (psicólogos, hipnoterapeutas clínicos e psicanalistas) para sessar alguns sintomas, podendo também ter acompanhamento psiquiátrico para uso de medicamentos ou outro profissional conforme avaliação do estado geral do paciente.
Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) afirmam que a pandemia tornou um maior número de jovens antissociais. Sendo assim, é possível dizer que o isolamento e outros fatores causados pelo coronavírus contribuíram para o aumento deste transtorno.
Psicólogos afirmam que fatores ambientais, como violência na infância ou dificuldade em se ligar com amigos e familiares, podem deixar uma pessoa antissocial. Ao mesmo tempo, alguns estudos apontam que o transtorno pode ser hereditário.
De qualquer forma, pacientes que já possuíam este transtorno anteriormente, ou o desenvolveram na pandemia, podem fazer o tratamento para antissociais.
Caso perceba algum dos sintomas em você ou alguém próximo, procure ajuda profissional!
Por Danilo Bauer
Hipnoterapeuta Clínico especialista em Hipnose Clínica, Verbal e Não Verbal, Master Trainer em PNL – Programação Neurolingüística, Execultive e Life Coach e Mestre Faixa Vermelha e Preta 7° DAN BJJ.
Aficionado na mente humana, casado, pai de 3 filhos e avô. Após uma de minhas filhas passar por uma fase muito desafiadora, ao ponto tentar desistir de viver, resolvi me especializar em comportamento humano para entender os motivos pelos quais à levam a tomarem decisões impensadas. Iniciei minha trajetória há 7 anos nas áreas de Terapia Cognitiva Comportamental, Desenvolvimento Pessoal, Comportamental, Humano e Profissional. Desenvolve abordagem com ferramentas de Constelação Familiar e Sistêmica, Regressão de Emoções, Jornada do Herói, Estratégia Disney, Alinhamentos Neurológicos, Hipnose Clínica, Verbal e Não Verbal, Programação Neurolinguistica – PNL, entre outros com varias formações, conquistas nacionais e internacionais. Mais de 5.900 horas de atendimentos, fazendo a diferença em mais de 1.100 vidas transformadas e atuando em três Países (Brasil, Estados Unidos e Portugal) com atendimentos online e presenciais.
www.danilobauer.com.br
E-mail: [email protected]
Instagram: @danilobauercoach