Ônibus das empresas de transporte público Global Green e Líder e vários outros veículos foram incendiados na madrugada deste domingo, 6, em vários pontos da capital amazonense. De acordo com o Corpo de Bombeiros até o momento foram 17 ocorrências de incêndio em veículos. Sendo que duas ocorrências sendo atendidas no bairro de Flores, zona Centro-Sul.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, vários ônibus das empresas Líder e Global Green tiveram seus veículos danificados e retiraram os ônibus de circulação para evitar mais prejuízos.
Os incêndios ocorreram em bairros distintos e ainda não se sabe se eles estão relacionados. Vídeos distribuídos nas redes sociais mostram ônibus, pneus e lugares sendo queimados em várias zonas da cidade.
De acordo com vídeos e áudios divulgados na redes sociais e em vários grupos de Whatsapp, os incêndios foram provocados por membros de facção criminosa em represália à morte do traficante Erick Batista Costa, vulgo “Dadinho” de 30 anos, ocorrido nesse sábado, 5. Dadinho era traficante conselheiro do Comando Vermelho.No entanto, a informação não foi confirmada pela força policial do Estado.
A Secretaria de Segurança Pública instalou um gabinete de crise que está reunido neste momento comandando a reação das forças aos ataques.